terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pesquisa quer listar crioulos da Ásia com base no português

Macau, 14 outubro 2008 (Lusa) - O pesquisador Alan Baxter, da Universidade de Macau, lidera uma equipe que procura catalogar todos os crioulos da Ásia com base no português.

Estes crioulos estão localizados na Índia em Damão, Diu e Korlai, na Malásia em Malaca, e na China em Macau.

Alan Baxter, australiano, reconhecido como um dos mais importantes especialistas em crioulos de base lexical portuguesa e diretor do departamento de Português da Universidade de Macau, explica que o trabalho não é fácil.

Sobretudo, a situação do Sri Lanka é mais complicada, explicou Alan Baxter à Lusa, devido às dificuldades de contato com as comunidades de Trincamalee e Baticaloa, situadas na costa oriental e sob domínio tamil.

"Depois em 2004 aconteceu o tsunami que afetou vários países da Ásia entre os quais o Sri Lanka, e sendo estas comunidades costeiras não há informação sobre o que aconteceu", disse.

No entanto, Alan Baxter mantém viva a esperança de conseguir "estudar a tipologia lingüística destes crioulos para poder comparar e compreender melhor o seu desenvolvimento e até ligação".

"Há características em todos estes crioulos de base lexical portuguesa na Ásia que só podem ter vindo da Índia e aqui olhamos para o mapa dos Descobrimentos e percebemos que os crioulos foram sendo implantados e desenvolvidos com as transferências a partir da Índia, e de entreposto para entreposto, de grupos de pessoas relacionadas com o comércio e a administração do Estado", explicou.

Nenhum comentário: