quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Moçambique/GDM desenha estratégia nacional para gestão da divida pública

9 de Outubro de 2008, Televisão de Moçambique (TVM)


O Grupo Moçambicano da Divida, GMD, está reunido em Maputo para desenhar uma estratégia nacional para a gestão da divida pública.

Além de seus parceiros da sociedade civil, o GMD chamou para este encontro representantes do Governo, do Banco de Moçambique e do Banco Mundial.

Trata-se do quinto seminário anual. Os encontros anteriores foram também de debate sobre a necessidade de gestão da divida e recurso públicos. Nos últimos anos, o país beneficiou do alivio da sua divida externa. Um momento que para o GMD é crucial, favorecendo a necessidade de elaboração de um estratégia para se evitar o retorno à situação de endividamento.
O seminário analisa mecanismos de gestão da divida de Moçambique. No cenário internacional um perigo está à espreita para os países pobres. Os Estados Unidos, maiores contribuintes para os organismos do Banco Mundial que apoiam o desenvolvimento dos países de baixa renda, estão a enfrentar uma crise financeira, um fenómeno que poderá obrigar os países a recorrerem a janelas de crédito mais onerosas, representando um perigo para a sustentabilidade das suas dívidas externas.
Perdoada em mais de 80%, a divida de Moçambique ronda actualmente os três biliões de dólares americanos, um estágio que para a sociedade civil como pelo Governo é sustentável.
Este montante representa cerca de 41.7% do Produto Interno Bruto, 136% do valor das exportações e 2.6 vezes as receitas do estado sem donativos, isso no ano 2007.
Este seminário de gestão da divida e recursos públicos termina esta quinta-feira, em Maputo.

Nenhum comentário: