quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Novo site da ONU permite livre acesso à história da Organização

9 outubro 2008/Agência Consciência.Net www.consciencia.net

Departamento de Informação Pública das Nações Unidas lançou hoje (9) a primeira versão online do Anuário Nações Unidas – a principal referência sobre o trabalho da Organização. O novo site – http://unyearbook.un.org – permite acesso gratuito aos 59 volumes da coleção, detalhando o trabalho e os resultados alcançados pelo Sistema das Nações Unidas nos primeiros 60 anos de existência (1946–2005). Novos volumes serão acrescentados assim que estiverem disponíveis.

"O anuário é uma ferramenta indispensável para todos os interessados nas Nações Unidas e em seu trabalho", disse Kiyo Akasaka, Sub-Secretário-Geral para Comunicação e Informação Pública da ONU. "A edição online apresenta nossa história e nossas realizações, que afetaram a vida de milhares de pessoas ao redor do planeta, em um momento em que o conhecimento e a compreensão das questões que afetam nosso mundo são cruciais para o sucesso da missão das Nações Unidas."

O novo site incorpora uma ferramenta de pesquisa amigável, que permite ao usuário localizar qualquer referência do Anuário utilizando palavras chaves, frases ou símbolos de documentos por ano.

O resultado das buscas é apresentado em texto html ou em arquivo PDF. É esperado que o novo website não seja apenas uma ferramenta de pesquisa, mas também contribua para fazer com que os usuários entendam melhor as complexas questões globais da atualidade.

O Anuário das Nações Unidas é uma das mais abrangentes e respeitadas publicações sobre a Organização. Cada volume possui análises, textos, resultados de votações, decisões e resoluções da Assembléia Geral, Conselho de Segurança e Conselho Econômico Social.

Os capítulos estão divididos em cinco grandes áreas: questões políticas e de segurança; direitos humanos; questões sociais e econômicas; temas legais; assuntos institucionais, administrativos e orçamentários. A versão online reproduz as informações disponíveis em todos os volumes dos anuários, incluindo as 1.682 páginas da edição de 2005.

Para mais informações sobre o Anuário e acesso a toda a coleção visite a página
http://unyearbook.un.org

Contato: Federigo Magherini, UN Yearbook Section, Tel. (1-212) 963 5547, email: magherini@un.org

Outras informações: Valéria Schilling, Assessora de Comunicação do Centro de Informação da ONU, telefone 21-2253-2211 ou email
valeria@unicrio.org.br

Nenhum comentário: