quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Angola/Exportações brasileiras para Angola atingem 740 milhões de dólares no 1º semestre

Luanda, Angola, 8 outubro 2008 - As exportações do Brasil para Angola atingiram 740 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, contra 44 milhões de dólares no período homólogo de 2007, afirmou terça-feira em Luanda o embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso.

No decurso de um encontro de negócios que juntou empresários angolanos e brasileiros, no quadro do estreitamento de relações comerciais entre os dois países, o embaixador disse que contribuíram para o crescimento exponencial das exportações os produtos alimentares, vestuário, electrodomésticos, materiais/equipamentos de construção civil, obras públicas e medicamentos.

De acordo com a agência noticiosa angolana Angop, o diplomata brasileiro disse que aquele aumento indica a importância que as transacções comerciais representam no quadro da cooperação entre Angola e o Brasil, sendo esta uma demonstração de interesse dos dois lados em fomentar o comércio bilateral.

O actual nível das transacções comerciais justifica as múltiplas intenções de negócios existentes no plano económico de muitos empresários brasileiros, o que se reflecte na multiplicação dos investimentos do Brasil em Angola e vice-versa, um aspecto considerado por Afonso Cardoso como “quadro perfeito de cooperação”.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu de 12 mil milhões de dólares, em 2003, para 60 mil milhões de dólares em 2007, enquanto que a dívida externa do país caiu de 12 mil milhões para seis mil milhões de dólares no mesmo período de quatro anos.
(macauhub)

Nenhum comentário: