sábado, 11 de outubro de 2008

Língua portuguesa é tema de festa francesa sobre leitura

Paris, 10 outubro 2008 (Lusa) - Várias iniciativas dedicadas à leitura e escrita em português serão desenvolvidas neste final de semana em Paris, no Centro Cultural Calouste Gulbenkian (CCCG) e na Residência André de Gouveia (RAG) da Cidade Universitária.

A iniciativa portuguesa, em colaboração com o Instituto Camões, surge integrada ao evento Ler em Festa, este ano sob o tema da juventude, ocasião em que durante três dias toda a França se dedica aos prazeres da leitura e da escrita.

"Tentamos manter viva a chama da língua portuguesa" junto aos luso-descendentes mas, numa perspectiva de novas audiências e de um maior impacto, "temos muito mais interesse em fazer as coisas em conjunto com os franceses", afirmou à Agência Lusa Maria de Fátima Ramos, diretora do Instituto Camões na França.

O início das atividades em português acontece nesta sexta-feira na RAG, onde é inaugurada a exposição de ilustração portuguesa contemporânea para a juventude, "As imagens que contam", com trabalhos de João Caetano, André Letria, José Miguel Ribeiro e Danuta, entre outros artistas.

"Itinerários de André de Gouveia" é outro dos momentos do dia na RAG, em que serão lidos textos de autores lusos.

"Esta é uma oportunidade de se realizarem leituras de textos portugueses, em francês e em português, permitindo uma difusão por um público não português", disse à Manuel Rei Vilar, diretor da RAG.

Sábado, o Ler em Festa acontece no Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris, com um recital de poesia onde Luís Machado lerá, em português e em francês, poemas de Natália Correia, Ruy Belo, Fernando Pessoa, António Ramos Rosa, Mário Cesariny de Vasconcelos, Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade.

No mesmo dia, serão lidos textos produzidos pelos estudantes de português da Universidade Paris X-Nanterre, cujo tema será "O meu encontro com a língua portuguesa".

Domingo, na RAG, Luís Machado, acompanhado ao piano por Inês Machado, fará um recital de poesia.

Ana Rita Mota e Ion Eminescu, vencedores da RAG nos "Jogos da Francofonia", lerão os textos que produziram com a seguinte temática: "O meu encontro com a língua francesa".

Grande evento

Naquela que é a sua 20ª edição, o Ler em Festa, que se estende por toda a França, terá em Paris, no Grande Mercado de La Villete, transformado para a ocasião em gigantesco livro aberto, o seu quartel-general.

Durante três dias, autores, ilustradores, videomakers, dramaturgos e atores libertam as palavras de seu suporte impresso para entregar a sua visão da escrita em todos os seus estados.

A Biblioteca Nacional de França (BNF) comemorará o evento com uma grande exposição intitulada "Babar, Harry Potter e companhia", sobre as personagens de culto do imaginário infantil.

Nenhum comentário: