Lisboa, Portugal, 6 outubro 2008 - As negociações para a concessão dos 14 blocos disponíveis para prospecção e eventual exploração de petróleo no "offshore" da Guiné-Bissau estão praticamente concluídas, afirmou sábado em Lisboa o ministro dos Recursos Naturais guineense.
Em entrevista à agência noticiosa portuguesa Lusa, Soares Sambu disse que apenas três empresas - SHA de Angola, Sphere Petroleum da Austrália e Blue Water Super Nova dos Países Baixos - apresentaram propostas ao concurso internacional.
Soares Sambu sublinhou que o processo ligado ao petróleo está ainda na fase de prospecção, pelo que não pode adiantar dados sobre a capacidade dos blocos ou sobre os benefícios inerentes.
Sambu disse que os resultados são "comercialmente encorajadores", mas escusou-se a adiantar quando chegarão ao país os lucros da exploração do petróleo, salientando, porém, que já estão no Tesouro Público 600 mil dólares dos "bónus" de assinatura de contratos.
O ministro revelou, por outro lado, que o governo já deu instruções para começarem os "estudos aeromagnéticos" para "varrer" todo o território continental na pesquisa de petróleo. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário