segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Moçambique/Construção do pipeline Matola-RAS : Início das obras só em Novembro


11 agosto 2008/Noticias


Atraso na aprovação da versão final do relatório do estudo do impacto ambiental (EIA) ditaram o adiamento, de Setembro para Novembro deste ano, do início da construção do oleoduto que vai transportar derivados de petróleo do Porto da Matola para a região industrial de Nelspruit, na África do Sul.

Cobrindo uma extensão de 450 quilómetros, o oleoduto terá capacidade para transportar anualmente 3,5 milhões de metros cúbicos de combustíveis, esperando-se que esteja operacional até 2011, segundo projecções da Petroline Holdings, Pty, um consórcio constituído por capitais moçambicanos e sul-africanos, responsável pela execução do empreendimento.
De acordo com Mariana Nieuwoudt, consultora de Comunicação do projecto, a versão final do relatório do estudo do impacto ambiental foi submetida semana passada ao ministério sul-africano de tutela, marcando a abertura de um período de consulta pública envolvendo as partes interessadas.
Segundo a nossa fonte, a ideia de se construir o pipeline seguiu-se aos graves problemas que a partir de finais de 2005 marcaram o fornecimento de combustíveis na África do Sul, gerando impactos negativos em vários sectores da economia daquele país. A construção do pipeline vai reduzir consideravelmente os custos de importação de combustíveis naquele país.
Com base em resultados de um estudo encomendado pelo governo sul-africano foi recomendada a construção do oleoduto, por forma a reduzir para o mínimo o risco de regiões do interior como Gauteng, Limpopo, Mphumalanga, Free State e North West serem afectadas pela crise gerada não só pela alta de preços dos combustíveis no mercado internacional, como também pela relativa fraca capacidade de transporte e armazenamento daquele produto para garantir `stocks´ de longa duração.
Com um investimento estimado de 537 milhões de dólares norte-americanos, o projecto compreende, além de melhoramentos a nível da terminal de combustíveis do Porto da Matola, a construção de 64 quilómetros de pipeline em território moçambicano até à fronteira com a África do Sul, outros 135 da fronteira até Nelspruit e ainda 249 quilómetros para ligar à região de Kendal.
Serão montados três pontos de toma, sendo um, o principal, no Porto da Matola e outros dois em Nelspruit e Kendal, este último destinado a ligar à rede nacional de distribuição de combustíveis já disponível naquele país. De acordo com projecções do proponente do projecto, o ponto de toma de Nelspruit terá uma capacidade entre 500 mil e 1500 metros cúbicos de combustíveis por ano, sendo que os remanescentes dois mil a três mil metros cúbicos serão levadas ao ponto de toma de Kendal, para alimentar a rede nacional de distribuição.
Actualmente a terminal de combustíveis da Matola tem capacidade para manusear um milhão de toneladas por ano, prevendo-se que após a conclusão da intervenção no quadro deste projecto ela se eleve para cinco milhões de toneladas de combustíveis em igual período.


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