18 agosto 2008
Lobito/Benguela - A ampliação e modernização do Porto Comercial, cujas obras estão em curso, custará um bilião e oitocentos milhões de dólares americanos, segundo o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
O governante, que falava à imprensa no termo da visita que efectuou sexta-feira última àquela unidade económica e estratégica do Estado angolano, adiantou que o investimento visa corresponder os futuros desafios do país.
O investimento permitirá a construção de novas infra-estruturas e a modernização dos já existentes, o que dará ao porto maior capacidade para receber qualquer tipo de carga.
A construção do porto seco, a criação de uma ponte cais para recepcionar minério e outra que atenderá actividades ligadas a futura refinaria do Lobito integram igualmente o plano.
A pavimentação do recinto, uma área de mais de três quilómetros bem como a montagem de uma nova linha-férrea para os comboios internos da empresa, cujas obras já estão em curso.
O Porto do Lobito foi criado em 1928 com vista servir de ponto de partida para o despacho de minério da Katanga, RD Congo, para a Europa. Junto do mesmo nasceu o chamado Corredor do Lobito (Caminho de Ferro de Benguela) com uma extensão de mil 314 quilómetros. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário