segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Moçambique/Carboníferas disputam exclusividade na linha de Sena

15 agosto 2008 (Notícias)

O elevado potencial de reservas de carvão existente na província de Tete está a concorrer para que um número crescente de empresas licenciadas para exercer a exploração e/ou exportação disputem a exclusividade do uso da linha férrea de Sena, que juntamente com o Porto da Beira, constituem a cadeia natural logística do transporte daquele mineral. Actualmente, 95 por cento das 42 empresas licenciadas estão baseadas em Tete, província detentora de várias reservas, incluindo a de Moatize, que com cerca de 2.5 biliões de toneladas é uma das maiores do mundo.

A empresa pública dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), já deixou claro que para facilitar o desenvolvimento do país e dos agentes económicos em questão, mas sem descurar as obrigações de defesa do interesse público, não vai restringir o acesso às infra-estrutura para qualquer que seja o agente económico e que a linha férrea e o terminal do carvão vão ser explorados no conceito básico de múltiplo utilizador.

Esta semana, o administrador executivo dos CFM, Adelino Mesquita, explicou que no âmbito do plano do Governo para o desenvolvimento da rede ferro-portuária nacional para atender às necessidades de movimentação e manuseamento de carga e passageiros no território nacional e regional, a sua empresa está a desenvolver o projecto de reconstrução da linha de Sena e a preparar a implementação do projecto de construção da nova terminal de carvão do porto da Beira.

Com os dados fiáveis disponíveis no momento de decisão sobre o projecto da reconstrução da linha de Sena decidiu-se, segundo a fonte, avançar com a reconstrução de uma linha férrea cuja capacidade da infra-estrutura pode atingir os 8 milhões de toneladas por ano.

Esta fase de reconstrução já efectuou 280 quilómetros num total de 545 quilómetros que seria a ligação Dondo (Beira)/Moatize (Tete) e a obra crítica, que é a ponte Dona Ana, com cerca de 3.5 quilómetros de extensão, tem a estrutura já completa, estando neste momento somente a se fazer a pintura.

"Os vários trabalhos preliminares na extensão por construir, que é de Mutarara para Moatize estão avançados de tal forma que temos a previsão da conclusão da obra no final de Setembro de 2009. Relativamente à ligação Dondo/Moatize, temos a previsão para a sua conclusão em Setembro de 2009, respeitando todas as características técnicas da linha férrea que constam do actual contrato de concessão", disse Adelino Mesquita.


Nenhum comentário: