segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Presidente do Paraguai toma posse esta semana com intenção de revisar tarifas de Itaipu


Sabrina Craide, repórter

10 agosto 2008/Agência Brasil http://www.agenciabrasil.gov.br

Brasília - A revisão do preço pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu deverá ser discutida entre os presidentes dos dois países na próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, marcada para sexta-feira (15).

A alteração do Tratado de Itaipu foi um dos principais temas de campanha de Lugo. Para ele, o preço negociado deve levar em conta os valores praticados no mercado. O Brasil paga atualmente US$ 45,31 pelo megawatt-hora de Itaipu ao Paraguai.

Pelo Tratado de Itaipu, cada um dos dois países tem direito a usar 50% da energia gerada pela usina, mas como a demanda do Paraguai é menor (apenas 5% do que teria direito), o país vende o restante ao Brasil. A usina tem 14 mil megawatts de potência instalada e atende a 19% da energia consumida no Brasil e a 91% do consumo paraguaio.

Recentemente, em entrevista à BBC Brasil, Lugo disse que pretende esgotar todas as instâncias de diálogo com o Brasil. Segundo ele, o governo paraguaio já apresentou suas reclamações a técnicos e assessores de política internacional do Brasil. Em maio, Lula se reuniu com Lugo no Paraguai, mas, oficialmente, a revisão das tarifas não foi tratada no encontro.

No Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já afirmou que o preço pago pela energia é justo, e que o governo brasileiro não cogita alterar o Tratado de Itaipu. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que existe boa vontade do Brasil em conversar com o Paraguai.

O ex-bispo Fernando Lugo foi eleito presidente do Paraguai em abril, com 40,8% dos votos. O candidato da Aliança Patriótica para a Mudança derrotou o Partido Colorado, que estava no comando do governo paraguaio há 61 anos.

Além de Lula, devem comparecer à posse de Lugo mais dez presidentes, cinco vice-presidentes, além do príncipes da Espanha e 90 delegações oficiais.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/10/materia.2008-08-10.9984007816/view

Leia mais sobre os assuntos

Fernando Lugo diz que Brasil e Argentina exploram seu país

Solução para impasse sobre Itaipu deve ser conciliatória, avalia assessor paraguaio

Lugo diz que vai negociar tarifa de Itaipu depois da posse

Lula e Lugo têm primeira reunião, mas não tratam de revisão de tarifas de Itaipu

Diretor da Itaipu Binacional defende revisão no preço da energia sem mexer no Tratado com o Paraguai

Paraguai quer negociar preço de energia para investir na área social

Brasil não vai rever tratado de Itaipu, reafirma Lula

Nenhum comentário: