terça-feira, 26 de agosto de 2008

Moçambique/Combate ao HIV/SIDA: Líderes religiosos destacam importância da comunicação

26 agosto 2008/Notícias


A Rede moçambicana de religiosos vivendo com HIV/SIDA (MONERELA) destaca a necessidade de se apostar muito mais na comunicação como factor determinante para o combate à pandemia.

O grande problema neste momento tem sido a falta de uma comunicação coesa no seio das comunidades, por forma a dar a conhecer os cuidados e atenção que se deve tomar para com este mal.

"Constatámos ser fundamental aumentar o nível de conhecimento dos líderes na área de comunicação e troca de experiências. Assim, espera-se que eles venham a ter um papel activo nas comunidades, transmitindo o conhecimento adquirido", disse Jeremias Langa, coordenador da rede, que desde ontem está reunida em Maputo em seminário nacional com vista a traçar estratégias de luta contra a doença.

Assim, segundo a fonte, o seminário, sob o lema "Estratégias de Comunicação em HIV e SIDA", está a traçar estratégias de como inverter este défice, potenciando todos os que se guiam na fé em conhecimentos que lhes possibilitem disseminar a informação sobre a doença.

Jeremias Langa apontou que o encontro surge em resposta às solicitações apresentadas pelas organizações parceiras, com vista a dar uma resposta cabal às preocupações das comunidades.

A MONERELA é uma organização que congrega líderes religiosos vivendo com HIV/SIDA ou que possuem parentes afectados pela doença. A mesma está no segundo ano de existência, depois que o ano passado as acções estiveram viradas para a expansão das actividades na zona sul e este ano na zona centro, devendo em 2009 as actividades alargar-se para a zona norte.

A organização faz parte do Consórcio da África Austral sobre o SIDA (SAT), que integra ainda 24 organizações que lutam contra a pandemia. O SAT explora formas de fornecer assistência médica e segura para os infectados.

O seminário conta com a participação do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA da Cidade de Maputo, que tem a tarefa de operacionalizar a Estratégia Nacional de Comunicação.


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