quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Brasil/Estudo considera que Brasil será oitava maior economia do mundo em 2030

Rio de Janeiro, Brasil, 20 agosto 2008 - O Brasil será em 2030 o quinto maior mercado consumidor e a oitava maior economia do mundo tendo em conta o valor do seu Produto Interno Bruto, revela um estudo elaborado pela consultora Ernst&Young e pela Fundação Getúlio Vargas divulgado terça-feira.

De acordo com o estudo que se baseou nos indicadores económicos dos últimos 57 anos em 100 países, o PIB brasileiro crescerá a uma média de quatro por cento por ano e saltará de 963 milhões de dólares em 2007 para 2,4 mil milhões de dólares em 2030.

O crescimento de 150 por cento ajudará o Brasil, com cerca de 187 milhões de habitantes, a ascender da décima posição da lista das maiores economias mundiais para o oitavo posto.

Da mesma forma, o significativo crescimento do mercado de consumo fará o Brasil subir da oitava para a quinta posição da lista dos maiores consumidores mundiais, atrás dos Estados Unidos da América, China, Índia e Japão, mas à frente de grande economias como a alemã, francesa e britânica.

O mercado de consumo do Brasil, medido pelo valor total de vendas, subirá de 1,41 mil milhões de dólares em 2007 para 3,3 mil milhões de dólares em 2030.

A previsão indica que o consumo brasileiro crescerá a uma média de 3,8 por cento ao ano, impulsionado tanto pela redução da pobreza, como pelo envelhecimento da população, que hoje, na sua maioria, tem menos de 25 anos.

O estudo "Brasil Sustentável: Crescimento Económico e Potencial de Consumo" foi elaborado por especialistas da consultora internacional Ernst&Young e da Fundação Getulio Vargas, o principal centro privado de estudos económicos do país.

A análise indica ainda que o crescimento global entre 2007 e 2030 dependerá, em grande parte, do desempenho dos Estados Unidos da América mas também de países em vias de desenvolvimento como a China, Índia e Brasil.
(macauhub)

Nenhum comentário: