terça-feira, 26 de agosto de 2008

Moçambique e Suazilândia discutem ligações ferroviárias de passageiros

Maputo, Moçambique, 26 agosto 2008 - A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e a Swazi Railways retomaram na passada semana conversações visando a reintrodução do serviço regular de transporte ferroviário de passageiros entre os dois países, informou o jornal Notícias, de Maputo.

Actualmente, o único serviço de passageiros é assegurado por um comboio especial que, pelo menos duas vezes ao ano, transporta turistas de vários países do mundo que percorrem os corredores de Goba, de Ressano e do Limpopo, ligando Moçambique, Suazilândia, África do Sul e Zimbabwe.

No âmbito da conferência sobre o lançamento do Corredor de Goba, realizada na semana passada em Manzini, representantes das duas companhias ferroviárias retomaram as discussões com vista à reintrodução daquele serviço.

Para Joaquim Zucule, director executivo da CFM-Sul, por exemplo, o serviço de passageiros é um projecto viável, razão por que as duas partes já avançaram rapidamente com ideias práticas sobre como o mesmo deverá ser reintroduzido, olhando para o actual cenário do mercado e da integração regional.

O serviço de transporte ferroviário de passageiros pode igualmente impulsionar o turismo na região, permitindo a ligação cruzada entre cidades como Maputo, Durban, Gauteng, ou o acesso ao Krueger Park, cumprindo distâncias relativamente curtas.

Ao nível do sistema ferroviário sul, o serviços de transporte de passageiros é maior na linha do Limpopo, que liga Moçambique ao Zimbabwe, sendo causa disso a existência de vários povoados ao longo do eixo até à fronteira com o Zimbabwe.

Na linha de Ressano Garcia, que liga Moçambique à África do Sul, os números tendem igualmente a subir, facto que fica a dever-se à abolição dos vistos e à vigência da Zona de Comércio Livre, dois dos factores que estimularam o movimento migratório a nível da região.

Nos primeiros três meses deste ano foram transportados 516.795 passageiros no sistema ferroviário sul, contra 467.477 em igual período de 2007.
(macauhub)

Nenhum comentário: