terça-feira, 10 de junho de 2008

Estabilidade permite reforço da cooperaçao entre Angola e Moçambique

Luanda, 10 junho 2008 - A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, disse hoje (terça-feira), em Luanda, que a estabilidade política e macroeconomica existente em Angola e Moçambique propiciam o reforço das relações de cooperação a todos os níveis da actividade económica e social.

Ao falar na abertura da 7ª Sessão da Comissão Bilateral Angolano-Moçambicana, a governante disse ser necessário, no âmbito da implementação dos acordos de cooperação, dar especial atenção aos sectores dos transportes, petróleos, finanças, banca, interior, educação, pescas, indústria, agricultura, obras públicas, comunicação social, comércio, hotelaria e turismo, assim como a área de investimentos.

Segundo explicou, é intenção do Governo angolano estudar e discutir procedimentos que nos conduzam ao estabelecimento de parcerias empresariais, que permitam uma maior presença dos nossos operadores económicos nos nossos mercados.

Para a governante, é necessário criar-se condições que viabilizem a promoção do envolvimento concreto do empresariado nacional no espaço económico dos dois países, fomentando, deste modo, a cooperação técnico – empresarial, quer em regime de joint–ventures quer sob forma de investimento directo.

Ressaltou ainda ser importante que os dois governos efectuem reuniões periódicas deste mecanismo inter-governamental de cooperação, com vista a contribuir para o aprofundamento das relações de cooperação.

Além de relançar a cooperação institucional, sublinhou a ministra, os dois estados devem também dar uma especial atenção à cooperação empresarial, por forma a torná-la força motora do intercâmbio entre os dois países.

No tocante à reunião, que decorre até quinta-feira, a ministra disse que a mesma resulta da decisão tomada na sexta sessão realizada em Maputo, que ao analisar o estado da cooperação económica, cientifica, técnica e a cultural, entres os dois Estados, concluiu ser imperiosa a sua dinamização no interesse de conferir uma melhor qualidade das relações económicas.

Ana Dias Lourenço disse depositar grandes expectativas nesta reunião, que se deve constituir num fórum actuante da avaliação do estado da cooperação bilateral, de análises das respectivas áreas que incorporem acções e programas exequíveis, com vista a sua dinamização.

Leia mais

Reunião bilateral vai fortalecer cooperação Angola-Moçambique

Nenhum comentário: