quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cabo Verde/Portugal: Assinado acordo para formação na área da diplomacia

Cidade da Praia, 17 junho 2008 - Portugal e Cabo Verde assinaram hoje um acordo de cooperação que permitirá, nomeadamente, que diplomatas cabo-verdianos tenham acesso a cursos e acções de formação em Lisboa.

O acordo foi assinado pelo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Severino Almeida, e pelo seu homólogo de Portugal, o embaixador Fernando Neves, que hoje visitou o Arquipélago.

O acordo segunda-feira assinado decorre de um convénio assinado em 1983, que regula a cooperação entre os dois ministérios, e pretende "fomentar e dinamizar intercâmbios e contactos directos entre os respectivos serviços".

Os dois países vão cooperar, por exemplo, em áreas como a gestão patrimonial, financeira ou documental, em matérias legislativas e de regulamentação, e na gestão de arquivos, digitalização e microfilmagem, bases de dados de tratados ou desclassificação de documentos.

O ministério cabo-verdiano tem de se "capacitar mais e um dos pontos principais será a formação", frisou Severino Almeida, acrescentando que Cabo Verde pode aproveitar as áreas de formação mas também a experiência na legislação do "irmão mais velho" que é Portugal.

O acordo assinado segunda-feira contempla, nomeadamente, a participação de diplomatas cabo-verdianos em cursos de formação organizados pelo Instituto Diplomático, em cursos de línguas que se façam no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa (nomeadamente de Árabe e Alemão), ou em cursos de formação organizados por instituições portuguesas.

Apesar de só agora ter sido assinado o acordo, possível há 25 anos, os dois ministérios sempre têm cooperado, disse Severino Almeida, exemplificando com a participação de funcionários cabo-verdianos em cursos organizados em Portugal ou na assistência que embaixadas e consulados portugueses têm dado em lugares onde Cabo Verde não tem presença diplomática.

"Não haver protocolo não quer dizer que não tenha havido acordos contínuos", disse o secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, elogiando Cabo Verde por ter sabido potenciar "o seu passado histórico e a sua posição geo-estratégica". (AngolaPress)

Nenhum comentário: