Ondjiva, 19 junho 2008 - O ministro da Educação, António Burity da Silva, destacou hoje, quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, os benefícios que o sector obteve com o alcance da paz para evolução do sistema educativo em Angola.
O governante, que falava durante o acto de abertura do 18º conselho consultivo do Ministério, que decorre de 19 a 21 de Junho, disse que com o alcance da paz foi possível ampliar o acesso ao ensino, expandindo consideravelmente as suas infra-estruturas.
Informou que durante o período de 2002 a 2008, o número de salas de aulas cresceu de 19 mil e 12 para 50 mil e 516, um aumento na ordem de 165,71 porcento.
Burity da Silva destacou também a construção de novos institutos médios e escolas secundárias em diferentes províncias do país, de modo a criar um sistema educativo aberto e facilitar o acesso ao conhecimento e a qualificação da rede educativa.
Durante três dias, os participantes abordam temas ligados a reforma educativa no ensino primário e secundário, plano de desenvolvimento para o ano de 2009/2013, plano de formação de professores, distribuição de material escolar e o programa de educação inter-cultural.
Consta ainda da agenda, a análise da gestão dos recursos humanos, a alfabetização e aceleração escolar, o sistema de inspecção, plano nacional de educação para todos e a educação, desportos e cultura.
A reunião vai igualmente analisar aspectos ligados a problemática da Educação e ensino no país, na perspectiva de se dar cumprimento ao programa do Governo relativa ao sector.
Sob o lema “Qualidade e mudança para marcar a diferença” o conselho consultivo do Ministério da Educação visa avaliar os quatros anos de vigência da reforma educativa. (AngolaPress)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Angola/Ministro da Educação realça avanços do sector durante os seis anos de paz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário