20 junho 2008
Em relação ao alunos do ensino superior, a ministra da Educação cabo-verdiana, Filomena Martins, explicou que está a ser desenvolvida uma aplicação informática que irá interligar as bases de dados já existentes do Fundo de Apoio ao Ensino Superior (FAES) e os dados já existentes na Direcção-geral do Ensino Superior e Ciências (DGESC).
"Com a base de dados do FAES poderemos fazer a seriação do candidato para o concurso de vagas e a aplicação que existe na DGESC ajuda-nos, também, a fazer o acompanhamento das bolsas nos outros países e de outros concursos. Isto leva-nos também a fazer a ligação entre os dois dispositivos e alargar as aplicações do próprio sistema informático", explicou.
Com a instalação da aplicação, já no próximo ano lectivo passará a ser possível acompanhar os jovens estudantes cabo-verdianos desde o momento que procedem aos concursos de vagas ou bolsas, passando pelo seu percurso na universidade, até o momento em que regressam ao país para entrar no mercado de trabalho.
"Doravante, podemos fazer o acompanhamento a todos os alunos que estejam a fazer o ensino superior no exterior. Seja aquele que vá por meio do Ministério da Educação, seja aquele que vá por conta própria ou que estude no país", realçou a ministra.
O dispositivo de seguimento aos estudantes está a ser instalado com o financiamento da cooperação Austríaca no valor de 720 mil euros e conta com a parceria do NOSI (Núcleo Operacional da Sociedade de Informação).
"Doravante, todas as escolas do ensino secundário poderão fazer a gestão da matrícula dos alunos numa base informatizada, a constituição das turmas e da pauta nominal, o livro de termo e a pasta do aluno e o seu histórico curricular", afirmou Filomena Martins.
A ministra da Educação explicou ainda que com este sistema os pais poderão fazer o acompanhamento "on line" de toda a vida escolar dos filhos.
O Sistema de Informação e Gestão Escolar para o ensino secundário já foi aplicado a título experimental em algumas escolas, mas apenas no ano lectivo 2009/2010 estará disponível para todos os estabelecimentos de ensino do país. (Notícias Lusófonas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário