segunda-feira, 9 de junho de 2008

Portugal/Macau ensinará idioma a candidatos de universidades lusas

Macau, China, 9 junho 2008 (Lusa) - Os governos de Macau e Portugal “estão finalizando” um acordo de ensino de português a estudantes chineses que queiram ingressar no ensino superior luso, afirmou o representante do Ministério da Educação na Escola Portuguesa, Sales Marques.

“Está a ser finalizado um acordo entre os governos de Macau e Portugal envolvendo a Escola Portuguesa e que prevê a formação em português de alunos chineses do ensino secundário para poderem prosseguir os seus estudos em Portugal”, explicou Sales Marques, durante a cerimônia de inauguração da exposição fotográfica de 10 anos da escola.

O mesmo responsável explicou que os alunos irão cumprir os estudos em língua portuguesa na Escola Portuguesa em regime noturno, sendo possível terem de cumprir eventualmente outras disciplinas para que “possam entrar no ensino superior em Portugal com uma preparação em consonância com os planos de estudo que existem no país”.

“A escola vai servir também de ponte para os alunos chineses de Macau que querem prosseguir os seus estudos em Portugal”, disse, salientando que o número de estudantes deverá chegar perto de 100.

Para Sales Marques, o protocolo “vai ajudar a afirmar ainda mais a Escola Portuguesa e será um veículo de promoção da instituição e da qualidade do seu ensino” junto da comunidade.

No entanto, disse, o “interesse pela continuação de estudos em Portugal por um número considerável de estudantes chineses é uma garantia de que os laços culturais e a vivência em Portugal vão ser importantes para o futuro em Macau, não só da língua, como da cultura portuguesa”.

Sales Marques acrescentou que o acordo deverá ser confirmado em breve e acredita na sua aplicação já no próximo ano letivo.

Nenhum comentário: