terça-feira, 10 de junho de 2008

Paraguai/Mulheres enviam carta com demandas ao presidente Lugo

[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina www.adital.com.br
9 junho 2008

Em carta dirigida ao presidente eleito Fernando Lugo, mulheres integrantes de organizações e redes da sociedade civil paraguaia expõem suas demandam relacionadas ao "novo tempo de esperanças". Elas ressaltam que a expectativa cidadã é que o governo de Lugo convoque mulheres e homens com comprovada idoneidade e honestidade.

As mulheres desejam igualdade de gêneros por meio de um governo constituído de maneira paritária, com um gabinete integrado por 50% de mulheres. Além disso, querem que à frente da Secretaria da Mulher da Presidência da República esteja uma pessoa que reúna condições adequadas para responder a esse desafio.

Em 2004, o Centro Paraguaio de Estudos de População (CEPEP), registrou mais de 12 mil casos de mulheres que sofreram violência sexual, física e verbal. Para transformar essa realidade, as mulheres exigem políticas públicas de igualdade de gênero em todo o país.

"O governo deve incorporar transversalmente a perspectiva de igualdade de gênero nas políticas de saúde, de educação, de reforma agrária, de emprego, de cultura e em todo o serviço estatal, com recursos suficientes e no contexto de um estado laico e sem discriminações", afirmam.

As representantes deixam claro que vão colaborar com o governo de Lugo, por meio de vigilância do cumprimento dos direitos humanos das mulheres e da elaboração de propostas que contribuam com a democracia, a justiça e a igualdade no Paraguai.

Entre as organizações que assinaram a carta, estão: Católicas pelo Direito de Decidir (CDD-Paraguai), Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM- Paraguai), Coordenação de Mulheres do Paraguai (CMP), Coordenação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Indígenas (CONAMURI), Coordenação pelos Direitos da Infância e da Adolescência (CDIA), Jaku’eke Mulher, Movimento Nacional pelo Direito à Saúde, Rede contra Toda Forma de Discriminação.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=33399

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil

Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br



Nenhum comentário: