quinta-feira, 5 de junho de 2008

África/Cabo Verde considerado exemplo no cumprimento do ODM

Lisboa, 5 junho 2008 - Cabo verde foi considerado hoje, quinta-feira, pelas Nações Unidas e pela Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) como exemplo em África no cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A ONU e CPLP sublinharam que o desempenho dos países lusófonos no cumprimento dos Objectivos do Milénio (ODM) é satisfatório face à média global, mas é sobretudo Cabo Verde que se destaca como um "exemplo" para África.

Para dar maior enfoque aos projectos de cooperação próprios e aos dos países membros dadores (Portugal e Brasil), a CPLP tem pronto há meses, um primeiro estudo da situação dos ODM no espaço lusófono, elaborado pelo Instituto de Investigação Científica Tropical.

No entanto, esse estudo continua à espera de validação pelos países-membros, afirmou hoje o secretário executivo da CPLP, Luís Fonseca.

Os ODM podem ser resumidos como metas na redução para metade a pobreza extrema e a fome, o alcance do ensino primário universal, a promoção a igualdade entre os sexos, a redução em dois terços a mortalidade infantil e em três quartos a taxa de mortalidade materna.

O combate do VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves, a garantia da sustentabilidade ambiental, bem como a criação de uma parceria mundial para o desenvolvimento, constam igualmente nas terefas dos ODM.

Em declarações à imprensa à margem da iniciativa Dias do Desenvolvimento, a decorrer desde hoje, em Lisboa, promovida pela Cooperação Portuguesa, Luís Fonseca negou que esteja a haver "rejeição ou expressão de desacordo de qualquer país sobre as conclusões do estudo".

Apesar da falta de um retrato preciso, e com quase ausência de informação estatística em países como a Guiné-Bissau ou São Tomé e Príncipe, Luís Fonseca referiu que "de uma maneira geral, os países lusófonos não estão mal no cumprimento dos ODM", assumidos em 2000, no âmbito da Conferência do Milénio das Nações Unidas.

Entre os que têm resultados mais positivos, Luís Fonseca destaca Cabo Verde e o Brasil, um caso de sucesso no continente sul-americano, mas também "Angola está a dar passos muito rápidos graças ao crescimento económico acelerado". (AngolaPress)

Nenhum comentário: