quinta-feira, 5 de junho de 2008

Moçambiquel/Embaixadora sul-africana pede "sinceras desculpas" por violência xenófoba contra moçambicanos

Maputo, 5 junho 2008 - A embaixadora sul-africana em Moçambique pediu Quarta-feira "sinceras desculpas" aos moçambicanos pelos ataques xenófobos perpetrados por sul-africanos contra estrangeiros, incluindo moçambicanos, apelando ao fortalecimento dos laços de amizades entre os dois países.

"Há uma grande dor pelo sucedido. Pedimos sinceras desculpas. Mas temos que nos fortalecer", disse em Maputo a alta comissária sul africana, designação oficial para o cargo de embaixadora, Thandi Lujabe-Rankoe, numa cerimónia de entrega de donativos às vítimas de xenofobia na África do Sul.

A oferta sul-africana para as vítimas de ataques contra emigrantes, estimada em cerca de 647 mil euros e entregues ao Centro Nacional de Operações de Emergência (CENOE) de Moçambique, é constituído por 16 sacos de arroz e 15 de farinha de milho, de 50 quilogramas cada, a distribuir por cada agregado familiar.

Na ocasião, Thandi Lujabe-Rankoe disse estar confiante na normalização da situação no seu país, facto que, segundo a diplomata, permitirá que os moçambicanos que trabalhavam e residiam na África do Sul regressem proximamente àquele território.

A representante sul-africana em Maputo realçou que vários moçambicanos trabalham há muito anos na África do Sul, daí que o interesse de uma minoria de cidadãos do seu país, "que querem separar" os dois povos, não pode quebrar esse costume.

"Vencemos várias guerras a favor da união dos nossos povos e hoje abrimos as fronteiras para que os povos dos dois países circulem a vontade. Com isto, os nossos inimigos não estão contentes. Eles querem nos separar", afirmou a alta comissária sul-africana em Moçambique.

Por seu turno, o director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), órgão que tutela o CENOE, João Ribeiro, agradeceu o gesto sul-africano de solidariedade para com as vítimas da violência.

Em declarações Quarta-feira , Ribeiro indicou que a recente onda de violência xenófoba na África do Sul fez 17 mortos moçambicanos confirmados, mas o processo ainda em curso de identificação das vítimas aponta para um balanço final superior.

"Existem suspeitas de que poderão haver mais moçambicanos" entre os mortos, disse aquele responsável.

De acordo com as autoridades sul-africanas, a vaga de violência xenófoba, que se iniciou primeiro nos bairros degradados que cercam Joanesburgo e depois alastrou a todas as províncias da África do Sul, provocou 62 mortos, além de 670 feridos e 25 mil deslocados.

Até ao momento, cerca de 38 mil moçambicanos regressaram já ao país, muitos dos quais por meios próprios.

Hoje (quinta-feira) chega à Maputo mais um comboio proveniente da África do Sul transportando cerca de 800 moçambicanos. (AngolaPress)

Nenhum comentário: