quinta-feira, 24 de maio de 2007

Vídeos mostram ligações dos EUA com adversários de Chávez

O Programa La Hojilla da rede Venezuelana VTV exibiu, na última terça-feira (22), documentos emitidos pelo Departamento de Estado dos EUA em que são citados diversos jornalistas venezuelanos que receberam dinheiro do governo norte-americano.

Os documentos mostram que vários jornalistas das redes de televisão RCTV e Globovisión, bem como o diretor do Noticiero Digital e editor de Tal Cual, receberam dinheiro da embaixada norte-americana em Caracas nos anos 2003 e 2004.


O programa também exibiu uma carta assinada por Condoleezza Rice, chefe do Departamento de Estado, dirigida a Odilia Rubin de Ayala, da direção da RCTV. Na carta Rice pede apoio para a organização Súmate, que seria vítima de "perseguição política".


Súmate é uma organização opositora que participou do golpe contra Chávez em 2002. Sua coordenadora, María Corina Machado, foi quem assinou os decretos que convertiam Pedro Carmona em ditador. Atualmente ela está sob investigação por traição, por ter recebido fundos dos EUA destinado a derrubar o governo de Chávez.


Os dois vídeos estão disponíveis no YouTube. Os links foram divulgados pelo blog
Na Periferia do Império. (Vermelho / 24 de maio de 2007)


Nenhum comentário: