As obras começaram em 2006 com a substituição de materiais e a reparação das estações, incluindo as situadas no posto fronteiriço de Ressano Garcia.
Ao apresentar a jornalistas moçambicanos algumas obras já concluídas à entrada do terminal no porto de Maputo, o director dos CFM para a Zona Sul, Joaquim Zucule, disse que a reabilitação terminará em Julho.
O tráfego na linha, maioritariamente da África do Sul, deverá atingir 4,5 milhões de toneladas este ano e poderá também atrair mercadoria da Zâmbia e da RD Congo.
Os CFM acreditam que o tráfego ao longo da linha de Ressano Garcia poderá duplicar até 2009 para nove milhões de toneladas.
A empresa ferroviária moçambicana está a melhorar a sua capacidade com a importação de locomotivas da Índia, cinco das quais já estão em Moçambique, enquanto as outras cinco são esperadas em Junho.
Relativamente ao tráfego de passageiros, os CFM pretendem investir 2,5 milhões de dólares americanos para adquirir mais vagões de Portugal, que deverão chegar até Outubro. Para além de um empréstimo de sete milhões de dólares americanos do Banco Mundial (garantidos pelo Ministério das Finanças mas reembolsados pelos CFM), a empresa é capaz de financiar todo o programa com fundos próprios. (AngolaPress / 23 de maio de 2007)
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