terça-feira, 22 de maio de 2007

Bachelet defende maior integração do Chile à América do Sul

A presidente do Chile, Michele Bachelet, ratificou nesta segunda-feira (21) que a prioridade da política externa de seu governo é a “integração com a região, levando adiante projetos viáveis e concretos, com respeito à diversidade e às opções de cada país”.

Ao apresentar ao Congresso o informe anual de gestão, a presidente recordou que entre os países da América do Sul firmou-se um acordo para desenvolvimento da infra-estrutura e potencialização da conectividade; promoção de projetos de integração energética e coordenação de políticas sociais, além da redução da pobreza.

"Mas ainda há muito a ser feito. A integração deve incluir toda a América Latina e para isso queremos fortalecer o Grupo do Rio. Nessa tarefa estamos empenhados junto com o México, a América Central e o Caribe", destacou Bachelet.

A presidente mostrou interesse em "aprofundar a qualidade das relações" com os vizinhos Argentina, Bolívia e Peru. "Países irmãos, podemos e devemos enfrentar com uma visão de futuro desafios comuns do século 21".

No informe, Bachelet anunciou a redução da meta de superávit estrutural para 0,5% do PIB a partir de 2008, com o intuito de dispor de recursos para o que denominou "um novo esforço em investimento social". (Ansa Latina / 21 de maio de 2007)

Nenhum comentário: