A Organização Continental Latino-americana de Estudantes (OCLAE) dedicará seu 15º Congresso, a ser realizado em Quito (Equador), em novembro, ao guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, lembrando os 40 anos de sua execução na Bolívia.
Em outubro, a morte de Che na Bolívia completa 40 anos. O guerrilheiro morreu quando tentava formar um foco rebelde para expandir o ideal revolucionário na América Latina. Os restos mortais de Che, nascido na Argentina em 1928, estão desde 1997 na cidade cubana de Santa Clara, localizada a 270 quilômetros ao leste de Havana.
O congresso de estudantes ocorre de 12 a 17 de novembro em Quito e reunirá em torno de três mil jovens de 38 organizações que debaterão sobre a luta contra o imperialismo, a guerra e o militarismo.
Arza Valdés explicou que Quito foi eleita sede do encontro por causa da "maturidade política e pelo processo de unidade" experimentado pelas organizações estudantis desse país. "Nosso maior objetivo é acompanhar os movimentos sociais da região, assim como desenhar a nova universidade dos tempos atuais", afirmou.
Entre as principais atividades da OCLAE está a preparação de um projeto de reforma universitária. "Temos que discutir como deve ser o profissional que nossos povos precisam, bem preparados e com altos valores humanos, não um tecnocrata que só pensa na parte mercantil de sua profissão", declarou o líder estudantil cubano e licenciado em educação. (Fonte: Ansa Latina / Vermelho / 23 de maio de 2007)
Nenhum comentário:
Postar um comentário