Trezentos parlamentares dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão discutir em Maputo, entre 28 e 31 deste mês, o tema da "Transparência na Gestão dos Recursos Públicos e a Prestação de Contas".
Um comunicado de imprensa da Assembleia da República de Moçambique indica que o ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, irá abordar o tema principal da conferência, enquanto o seu colega do Plano e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, apresentará o tópico "Mecanismo Africano de Revisão de Pares e a sua Relação no Sistema de Planifição".
O Mecanismo Africano de Revisão de Pares, ou MARP, constitui um método que os países do continente encontraram para avaliar o nível de democracia e boa governação nos seus países e assim promoverem o respeito por estes indicadores.
Para falar sobre a "Auditoria Interna: Passo Essencial no Processo de Prestação de Contas", está convidado à conferência o presidente da Associação Moçambicana dos Auditores Internos (AMAI), Jorge Marcelino.
A SADCOPAC foi lançada em Outubro de 2003 na capital económica da África do Sul, Johanesburg, como uma organização autónoma e independente e dela fazem parte parlamentares de 11 Estados: África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário