sábado, 19 de maio de 2007

Lula diz que não quer muro na fronteira com Paraguai

Vermelho | 18 DE MAIO DE 2007

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=18205

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada hoje nos jornais paraguaios La Nación e Ultima Hora, que a Receita Federal está proibida de continuar as obras de um polêmico muro na fronteira de Foz do Iguaçu (PR) com Ciudad del Este, supostamente para coibir o contrabando de produtos eletrônicos e cigarros. "Muro não vai ter. Muro, chega o de Berlim, chega o do México, agora, com os Estados Unidos, chega o da Faixa de Gaza", disse. "Não queremos muro."

Às vésperas da viagem a Assunção, onde estará no domingo, Lula aproveitou a entrevista realizada ontem para negar que irá fazer uma oferta de US$ 4 bilhões para comprar a parte paraguaia da Itaipu Binacional. No início da semana, o Itamaraty já havia negado a notícia divulgada na imprensa brasileira. O presidente deixou claro também, na entrevista, que acha "complicado" alterar o tratado entre os dois países que definiu o uso da produção de Itaipu.

A imprensa de Assunção critica a falta de interesse do governo brasileiro de não atender pedidos do Paraguai, como o aumento no valor da energia excedente do Paraguai. O jornal La Nación destacou hoje que "Lula lanza contraoferta para no renegociar Itaipu" (Lula faz contraproposta para não renegociar Itaipu). O presidente não deu garantias de que o Brasil esteja disposto a aumentar o preço da energia excedente, que pelo acordo de construção da usina tem direito a 50% da produção. O Paraguai só consome 5% dessa energia.

Lula, na entrevista, ressaltou que o Brasil quer ajudar o país vizinho a construir linhas de transmissão e aprovar um fundo de desenvolvimento voltado para as nações do Mercosul. "O que precisamos discutir nesse momento é como ajudar o Paraguai a ter um crescimento econômico vigoroso, possa se industrializar e ter uma agricultura moderna." Em Assunção, Lula discutirá novas taxas aduaneiras entre os dois países. "O que queremos é ter uma relação definitiva de países desenvolvidos e civilizados", afirmou o presidente. Fonte: Globo Online

Nenhum comentário: