sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Brasil/Dilma abre vantagem de seis pontos no Datafolha e oito no Ibope

23 outubro 2014, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Os institutos Datafolha e Ibope divulgaram nesta quinta-feira (23) pesquisas que mostram que a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, aumentou a vantagem sobre o adversário tucano Aécio Neves, ficando isoladamente na frente em ambos os levantamentos.


Na pesquisa Datafolha, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio Neves ficou com 47%. Com a margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma está na dianteira fora do empate técnico, com seis pontos de vantagem.

Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha, a situação sempre foi de empate técnico, sendo
nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, a candidata reverteu o quadro e passou a ficar numericamente à frente, com 52% contra 48%.

Em votos totais, Dilma alcança 48%, Aécio atinge 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar.

Também subiu a avaliação do governo Dilma no Datafolha, passando de 42% para 44%, sendo o melhor patamar desde junho de 2013.

Votar em Aécio: “de jeito nenhum”
Por outro lado, aumentou a rejeição ao candidato tucano. A pesquisa mostra que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição dele, que era de 34%, subiu sete pontos. A taxa de rejeição de Dilma, por sua vez, caiu seis pontos e agora é de 37%.

O Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23), por encomenda da Rede Globo.

Na pesquisa Ibope, Dilma também está na frente isoladamente, enquanto o tucano perde cinco pontos em uma semana. A candidata à reeleição tem 54% dos votos válidos contra 46% do candidato tucano, abrindo uma diferença de oito pontos de vantagem.

Nos votos totais, Dilma tem 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco.

Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.

Entre os votos válidos, Dilma cresceu de 49% para 54%, enquanto Aécio caiu de 51% para 46%.

A pesquisa mostra também o aumento da rejeição ao tucano, que passou de 35% para 42% do eleitorado. Já Dilma manteve 36%.

Também dá Dilma na resposta espontânea
Na resposta espontânea de intenção de voto, na qual o eleitor diz em quem vai votar sem ver a cartela circular com os nomes dos candidatos, Dilma tem 47% e Aécio, 39%. Brancos e nulos somam 7% e 6% de indecisos.

A pesquisa foi feita entre segunda (20) e quarta-feira (22) com 3.010 eleitores em 203 municípios de todas as regiões do país. (Com informações de agências)

Nenhum comentário: