terça-feira, 28 de outubro de 2014

Angola/Presidente felicita Dilma

28 outubro 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou ontem, a partir de Barcelona, onde se encontra em visita privada, a Presidente Dilma Rousseff, da República Federativa do Brasil, pela sua eleição para mais um mandato de quatro anos.

Dilma Rousseff, eleita no domingo para um segundo mandato, por 51,63 por cento dos votos contra 48,37 de Aécio Neves, apelou após confirmada a vitória à unidade dos brasileiros “ pela pátria e pelo povo”.

“Peço sem excepção a todas as brasileiras e a todos os brasileiros para nos unirmos pelo futuro da nossa pátria e do nosso povo”,
disse Dilma Rousseff.

“Não acredito sinceramente, do fundo do meu coração, que estas eleições tenham dividido o país. Elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum, a busca de um futuro melhor para o país”, afirmou, ao lado do ex-Presidente Lula da Silva e de militantes e elementos da direcção do Partido dos Trabalhadores (PT).

A Presidente eleita referiu esperar que “a energia que todos os brasileiros investiram neste processo seja um bom terreno para a construção de pontes”.

Dilma Rousseff insistiu na importância da união, abertura e diálogo para que “o calor libertado pelo fragor da disputa eleitoral possa ser transformado em energia positiva para um novo momento do Brasil”.

Mudanças e reformas, sublinhou Dilma Rousseff, vão marcar o rumo do segundo mandato, a primeira das quais e mais importante é melhorar o combate à corrupção e à impunidade.

“Vou ter um compromisso rigoroso com o combate à corrupção e com o fortalecimento dos mecanismos de controlo para acabar com a impunidade, que é a sua grande protectora”, prometeu. Também se compromete a promover rapidamente acções, “especialmente na economia, para retomar o ritmo do crescimento e continuar a garantir altos níveis de emprego e a valorização do salário nacional”.
A presidente eleita pediu igualmente a colaboração do sector privado e dos mercados financeiros, que “neste processo eleitoral apostaram forte na proposta de políticas económicas mais liberais que o candidato derrotado propôs ao eleitorado”.
  
“Vamos dar um novo impulso à actividade económica em todos os sectores, especialmente o industrial”,prometeu.

Aécio Neves e saudações

O candidato derrotado, Aécio Neves, afirmou após o resultado final da eleição ser anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que cumpriu a missão que se propusera nesta eleição. Aécio Neves referiu ter telefonado à Presidente eleita a desejar-lhe sucesso no próximo Governo. O maior desafio agora, continuou, deve ser unir o Brasil em torno de um projecto honrado que dignifique todos os brasileiros.

Líderes mundiais saudaram Dilma Rousseff, entre os quais a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, considerou o desfecho das eleições presidenciais “a vitória da inclusão social e da integração regional”.
 
Cristina Kirchner disse tratar-se de “uma dura vitória, após uma campanha árdua”, que “reafirma o compromisso inabalável da Presidente eleita do Brasil com o projecto político de assegurar o crescimento económico com inclusão social”.
 
O Presidente do Equador, Rafael Correa, saudou, pelo Twitter, o “maravilhoso triunfo de Dilma Roussef no Brasil”.

O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a vitória de Dilma Rousseff “é resultado de uma extraordinária mobilização das forças populares do Brasil que, mais uma vez, demonstram o elevado nível de consciência política e de compromisso com a união da região sul-americana, latino-americana e caribenha”.

O Presidente boliviano, Evo Morales, saudou o “triunfo da companheira Dilma” e a “continuidade do modelo de mudança do Brasil e da região, as coincidências programáticas e o triunfo e o apoio popular a políticas dirigidas ao engrandecimento dos países com soberania”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que “fica feliz” pela vitória de Dilma Rousseff, pois “Brasil e Alemanha enfrentam grandes desafios que somente” podem ser superados “de forma responsável e juntos, como parceiros próximos”.

Outros Presidentes latino-americanos, como o do Peru, Ollanta Humala, e de El Salvador, Salvador Cerén, também felicitaram Dilma Rousseff.
 
O Presidente dos EUA e a União Europeia felicitaram igualmente Dilma Rousseff.  
Barack Obama disse esperar “falar com ela nos próximos dias” para “tentar aumentar a parceria bilateral” entre os dois países.


Nenhum comentário: