sábado, 4 de outubro de 2014

Angola/Rússia lança filme sobre Batalha do Cuito Cuanavale

3 outubro 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Nicolau Vasco, Menongue 

O governo da Rússia vai, no próximo ano, produzir um filme sobre a histórica Batalha do Cuito Cuanavale, intitulado “A Guerra Desconhecida dos Soviéticos em África”, para homenagear os heróis angolanos, cubanos e do seu país que participaram, até 23 de Março de 1988, na luta contra as tropas do regime do apartheid da África do Sul.

Esta intenção foi manifestada, terça-feira, no Cuito Cuanavale, pelo presidente do Conselho do Fundo dos Veteranos de Angola na Rússia (CFVA), Vadim Sagatchko, no final de uma visita de trabalho efectuada ao município.

Vadim Sagatchko, que chefiou uma delegação composta por cinco membros do CFVA, incluindo três jornalistas da televisão estatal da Rússia, disse que a produção deste filme tem como objectivo informar aos cidadãos angolanos, cubanos, russos e dos outros países do mundo sobre a importância e a verdadeira história da Batalha do Cuito Cuanavale.


Acrescentou ainda que a União dos Veteranos de Angola, com base na realidade e nalguns depoimentos das pessoas que participaram activamente neste processo, tem ainda como objectivo desmentir os sul-africanos, que afirmam que a invasão ao território do Cuando Cubango contra as FAPLA tinha apenas o propósito de tentar impedir a difusão do comunismo e não a ocupação ilegal das terras do Cuito Cuanavale. “Isso é mentira! Se esta Batalha não era para conquistar ilegalmente a sede municipal do Cuito Cuanavale, porque razão as tropas sul-africanas usaram tanques de guerra, disparos de artilharia pesada de G5 e bombeamentos de ataques aéreos?”, questionou Vadim Sagatchko, esclarecendo que, com a produção do filme, vai-se dissipar todas as dúvidas e as pessoas vão realmente saber a pura verdade sobre a Batalha do Cuito Cuanavale. Sagatchko, que foi um dos soviéticos que participou na batalha como assessor da 59ª Brigada, no corredor entre Menongue e Cuito Cuanavale, afirmou que a sua participação e de outras tropas angolanas, russas e cubanas, foi bastante crucial para a independência da Namíbia, a abolição do apartheid na África do Sul e a libertação de Nelson Mandela.

Reforço da cooperação
Vadim Sagatchko defendeu que as relações de amizade existentes entre Angola e a Rússia devem ser fortalecidas cada vez mais, ao mesmo tempo deve-se fazer a promoção da União dos Veteranos de Angola e o Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale (FOCOBACC).

O militar russo informou que, durante um encontro de cortesia com o governador do Cuando Cubango, Higino Carneiro, manifestou o interesse do seu país transmitir algumas experiências no sector dos antigos combatentes e veteranos da pátria, pelo facto de a Rússia ter participado na Segunda Guerra Mundial. “Hoje, todos os militares (russos participantes na grande guerra) foram reintegrados na sociedade e recebem actualmente vários apoios para o seu bem-estar social”, sublinhou.

É exactamente essa a experiência que a Rússia pretende transmitir a Angola, no sentido de conferir melhor dignidade a todos os ex-militares que participaram desde a luta da independência nacional até à conquista da paz efectiva, em 2002.

No Cuito Cuanavale, a delegação integrada igualmente pelo vice-governador para o sector político e social, Pedro Camelo, e pelo presidente do FOCOBACC, tenente-general Fernando Mateus, manteve um encontro com membros da administração municipal, depositou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, visitou algumas infra-estruturas sociais na vila, as obras de construção do Memorial, a ponte sobre o rio Cuito e o Triângulo do Tumpo, onde foram travados os derradeiros combates durante a batalha.

Nenhum comentário: