quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Roger Waters, do Pink Floyd, faz apelo por boicote ao regime israelense



20 agosto 2013, Resistência http://www.zereinaldo.blog.br (Brasil)

O astro do Pink Floyd, Roger Waters, publicou uma esperada carta na qual insta seus colegas do rock and roll a boicotar Israel.

“Não necessitamos de controle mental”, Roger Waters no muro Israel-Palestina, 2006.

Na missiva, Waters explica que participa há sete anos da campanha “Boicote, Desinvestimento e Sanções contra o sistema israelense de ocupação, colonização e apartheid". Igualmente, o músico britânico assinala que refletiu sobre a publicação desta carta durante os últimos meses, informa o portal The Electronic Intifada.

Waters condena as violações dos direitos humanos pelo regime israelense e cita algumas das razões pelas quais, em sua opinião, esse regime deve sofrer boicote.

“Devido à incapacidade ou falta de vontade de nossos governos,
cabe à sociedade civil e aos cidadãos conscientes do mundo limpar nossas consciências, assumir nossas responsabilidades e atuar”, afirma o fundador e baixista do famoso grupo Pink Floyd.

“Dirijo-me a vocês agora, irmãos e irmãs da família do rock and roll, para pedir-lhes que se unam a mim e a milhares de outros artistas de todo o mundo para declarar um boicote cultural a Israel”, aponta o músico.

Na carta, ele proclama seu repúdio ao “apartheid em Israel e na Palestina ocupada” e pede que os artistas se neguem a atuar em Israel ou aceitar prêmios ou financiamento de qualquer instituição vinculada ao governo israelense, até que Tel Aviv cumpra o direito internacional e os princípios universais dos direitos humanos.

Waters já revelou em março passado em uma entrevista exclusiva ao citado portal que estava redigindo uma carta para conclamar ao boicote. Em dezembro de 2012, Stevie Wonder cancelou o show que daria no jantar de gala das Forças Armadas israelenses depois de receber uma carta de Waters. Recentemente, o astro do Pink Floyd pediu à cantora Alicia Keys para cancelar seu show programado para 4 de julho em Tel Aviv, mas o o show foi realizado.

Publicado originalmente em palestinalibre.org; traduzido do espanhol a partir de cubadebate.cu

 

Nenhum comentário: