quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Moçambique/Reiterada importância da igualdade de oportunidades entre Homens e Mulheres



21 agosto 2013, Portal do governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – A Vice-ministra moçambicana da Planificação e Desenvolvimento, Amélia Nakhare, reiterou a necessidade de se continuar a promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e a renúncia do espirito discriminatório.

Nakhare, que falava, em Maputo, na abertura da reunião de três dias do programa de Desenvolvimento Local Equitativo ao Género (GELD), organizado pela “ONU Mulheres”, deixou claro que esta é uma das premissas para um desenvolvimento harmonioso
da nação moçambicana.

Também falando sobre este mesmo encontro, o director de Plano e Finanças da província nortenha de Niassa, José Bandeira, disse ser graças a este tipo de programas que a mulher tem estado a ser activa no processo de desenvolvimento do país.

“O programa veio ajudar a promover a participação da mulher na planificação, orçamentação e monitoria a nível local”, disse ele.

O GELD é uma parceria entre a ‘ONU Mulheres’, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher, e o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento local do Capital (UNCDF), com o financiamento da cooperação Belga.

Moçambique é um dos cinco países que beneficia do GELD, com o objectivo de gerir experiências sobre o desenvolvimento local equitativo relacionado com o género e que possa ser replicada e expandida.

A província de Niassa beneficiou de um projecto-piloto sobre este programa.

Nenhum comentário: