segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Angola/Ministro da Educação quer ver melhorada participação social e política na educação



26 agosto 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda - O ministro da Educação, Pinda Simão, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, serem necessárias acções urgentes e estratégicas de modo a melhorar a mobilização social, política e financeira em todos os níveis, internacional , regional e nacional para a melhoria do sistema de ensino e aumento da qualidade educativa.

O ministro, que intervinha no primeiro dia do Fórum Nacional de Educação para Todos, explicou que, apesar dos progressos registados na África Subsariana, quando se está a 2 anos de 2015,
a maioria dos países não conseguirá atingir as metas definidas na estratégia de educação para todos.

"Dados existentes indicam claramente que dos 40 países da África SubSahariana, 31 não estarão em condições, apenas 12, incluindo Angola, poderão alcançar, se redobrarem esforços nesse sentido, as metas definidas", defendeu.

Segundo Pinda Simão, o quadro de aceleração dos objectivos de Dakar visa implementar um conjunto de medidas e acções prioritárias conducentes a desenvolver esforços para a aceleração da educação para todos a nível do país. "0 evento constitui a rampa no quadro de aceleração em Angola", frisou.

O fórum visa, entre outros, reforçar a mobilização dos diferentes actores públicos, sociais e privados na prossecução dos objectivos do quadro de acção de Dakar e dos objectivos do milénio para o desenvolvimento através da convergência de pensamentos e esforços.

Visa ainda redefinir e adequar as estratégias de intervenção socioeducativa em função dos desafios da iniciativa de aceleração dos objectivos de educação para todos, bem como promover conhecimentos, competências e qualificações susceptíveis de contribuir para respostas eficazes em relação aos domínios onde se registam baixos índices de desempenho educativo para a prossecução dos objectivos de Dakar.

Durante os três dias de trabalhos do fórum será apresentado o “plano nacional de educação para todos”.

As discussões decorrerão, segundo o programa, em quatro painéis, nomeadamente “expansão e garantia de educação”, “educação e formação contínua na vida activa”, “educação de qualidade” e a “eliminação das disparidades de género e as garantias de inclusão na educação”.

 O fórum conta a participação de secretários de Estados, Vice-governadores provinciais, organismos das ONU, como a UNESCO e a UNICEF, igrejas e organizações não governamentais.

Na abertura uma centenas saudou o participantes desejando êxitos na realização do fórum nacional de educação para todos.

Nenhum comentário: