sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Angola/MINCT defende uniformização de acordos da comunidade científica



30 Agosto de 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) defende a uniformização dos acordos de investigação científicas entre as instituições de pesquisa nacionais e congéneres estrangeiras, para se evitar a assinatura de vários protocolos com uma mesma finalidade.

Esta pretensão foi apresentada hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo director nacional do Intercâmbio e Relações Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Alexandre Costa, durante uma reunião que manteve com os responsáveis dos institutos e centros de investigação e desenvolvimento tecnológicos nacionais.

De acordo com o director,
estas instituições constituem os pontos focais dos protocolos de cooperação no domínio da investigação científica com instituições estrangeiras, sobretudo portuguesas, e devem desenvolver laços de trabalho entre si, de formas a se dinamizar e fortalecer a parceria interna.

“Normalmente quando se pensa em cooperação a primeira ideia que se tem é com instituições estrangeiras, daí que com o fortalecimento da cooperação interna a comunidade científica angolana vai falar uma só língua”, explicou.

Para Alexandre Costa, se a comunidade científica nacional ter o domínio dos acordos rubricados pelas variadas instituições, assim como dos seus resultados, evita que outras rubriquem parcerias com mesmo pendor de investigação.

O subsídio deste encontro será abordado na 3ª Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realizará em Setembro, em Luanda, simultaneamente com a 5ª edição da feira do inventor, bem como com as primeiras edições da Feira de Ciência e Tecnologia e da Feira Internacional de Ideias, Invenções e Valorização de Produtos.

Neste evento serão ainda abordados outros mecanismos de cooperação em que os dois países possam se engajar para juntos participar em programas de cooperação, financiamento e investigação promovidos por outros organismos internacionais.

Durante os três dias, o certame terá em abordagem cinco painéis com temáticas como “A Implementação da política de CTI”, “A investigação científica no reforço da segurança alimentar e nutricional”, “A aplicação da ciência e tecnologia na gestão dos desastres naturais e questões ambientais”, “A ciência e a inovação tecnológica no reforço da saúde pública” e “As tecnologias ao serviço da sociedade”.

O Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola realiza este tipo de evento de dois em dois anos, desde 2009, e para esta edição a instituição vai fazer coincidir, em mesma data e local, com a Feira do Inventor e Criador Angolano.

Com objectivo de desenvolver uma cultura local assente na criatividade e inovação, proporcionando a integração da ciência, tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país, a Conferencia e as feiras contarão com representantes de Portugal, África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, China, EUA, França, Moçambique, Namíbia e Uganda.

Nenhum comentário: