segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Moçambique/Cresce número de estudantes que se interessam pelas Engenharias



15 agosto 2013, Portal do governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – O número de estudantes que se interessam pelos cursos ministrados na Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (FEUEM) tem estado a crescer em Moçambique.

O director da FEUEM, Alberto Tsamba, disse que, actualmente, um número ‘acima da média’ de estudantes frequenta esta instituição de ensino, sinal de que
os cursos de engenharia estão a despertar interesse.

Tsamba, que falava hoje a AIM, em Maputo, à margem da abertura da 3ª edição da Feira Moçambicana de Engenharia (FEMOENG), disse que a instituição é frequentada por cerca de 3.500 estudantes, um número acima do que seria o normal.

De acordo com a fonte, a realização da Feira constitui um exemplo único de troca de experiências entre os estudantes dos cursos de engenharia ministrados em Moçambique, principalmente nesta fase em que o país tem dado primazia a exploração de recursos naturais.

“A engenharia deve preparar-se para transformar os recursos minerais para o bem-estar de Moçambique”, realçou Alberto Tsamba.

Ele vincou que a engenharia deve ainda preparar-se de forma sábia para jogar seu papel director na transformação de recursos em desenvolvimento económico e social.
Para Tsamba, o desenvolvimento é uma obra de engenharia e a FEUEM tudo fará para formar quadros a altura das necessidades do mercado.

“A FEUEM está apostada em formar quadros competentes para garantir um desenvolvimento baseado em recurso humanos qualificados”, salientou Tsamba.

Com 12 empresas moçambicanas e estrangeiras, e 30 exposições de estudantes, a FEMOENG, que termina Sábado próximo, decorre sob o lema: ‘Por uma engenharia criativa e inovadora ao serviço da sociedade.

Nenhum comentário: