segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bancos Centrais de Moçambique e China aprofundam cooperação

30 março 2013, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – Delegações dos bancos centrais de Moçambique e da China, chefiadas pelos respectivos governadores, Ernesto Gove e Zhou Xiaochuan, respectivamente, reuniram-se esta semana, em Maputo, para analisar a cooperação económica e financeira entre ambos os países, com destaque para as actividades das duas instituições bancárias.

O governador do Banco Central da República Popular da China realizou nos dias 28 e 29 de Março corrente a Moçambique, a convite de seu homólogo moçambicano, Ernesto Gove, tendo as delegações dos dois países trocado impressões sobre aspectos inerentes a concepção e implementação da Política Monetária.
Um comunicado de imprensa do Banco de Moçambique recebido pela AIM, refere que no encontro Gove e Zhou passaram em revista o estágio de desenvolvimento do sistema financeiro e as oportunidades para aprofundar o relacionamento bilateral entre as duas instituições e países.
Na ocasião, o Governador do BM destacou a dinâmica da economia moçambicana, apontando o crescimento económico de cerca de sete por cento em média e uma inflação de um dígito que se situou em menos de três por cento em 2012 como exemplos inequívocos.
A China é o segundo maior investidor em Moçambique com projectos de elevado valor económico e social, com destaque para a cooperação nas áreas de Finanças, Assistência para o Desenvolvimento no Quadro do Fórum Sino-Africano, Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Ciência e Tecnologia, Planificação e Desenvolvimento, Recursos Minerais, Agricultura e Florestas, Turismo, Saúde, Educação, Cultura, área empresarial, apoio mútuo Humanitário e aos Governos Locais.
As partes manifestaram interesse em aprofundar os laços de cooperação em diversas áreas de actuação dos Banco Centrais, Sistema Financeiro, Sistema Nacional de Pagamento e formação de quadros em diversas especialidades da actividade bancária incluindo a extensão dos serviços para as zonas rurais como forma de assegurar a inclusão financeira da população.
Participaram no encontro o embaixador da China em Moçambique, a conselheira política da embaixada, os administradores do BPC para as áreas de relações internacionais, política monetária II, administradores do BM, a representante do ministro das finanças e directores do gabinete do governador e da divisão do departamento internacional, para além do representante para a África do Banco Central Chinês. 

Nenhum comentário: