sexta-feira, 26 de abril de 2013

Angola/Defesa pretende criar estrutura para dignificar heróis cubanos e namibianos



26 abril 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Lubango – O Ministério da Defesa Nacional pretende criar uma estrutura capaz de transmitir dignidade aos combatentes da Namíbia e de Cuba, falecidos em Angola, onde se possa venerar periodicamente estes heróis que lutaram em solo angolano, referiu quinta-feira, no Lubango (Huíla), o titular da pasta, Cândido dos Santos Pereira Van-Dúnem.


Ao falar à comunicação social, à margem de uma visita aos monumentos multissectoriais Angola/Namíbia, o interlocutor disse que estas poderão ser criadas em Kassinga e Chetekela, de modo a se transmitir dignidade aos “irmãos da Namíbia e Cuba”.

Em seu entender, trata-se do reconhecimento de todo o esforço empreendido em prol dos dois países, uma vez que estes deram o melhor de si durante a guerra para a liberdade e independência de Angola e Namíbia, respectivamente.

De acordo com o ministro, a solidariedade do povo angolano para com o namibiano vai perdurar, porque faz parte dos princípios que norteiam a forma de ser e estar dos angolanos, dai que será sempre um marco capaz de facilitar o bom relacionamento entre os dois povos.

Em relação ao projecto de edificação do monumento de Kassinga, para além de se ter beneficiado de superior autorização do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, existe uma comissão a trabalhar em coordenação com as congéneres namibianas, pois estão em curso acções de implementação do projecto.

Explicou que ele será implementado de forma faseada, começando elos monumentos como tal, para depois se criar outros espaços, cuja período é de 24 meses.

Já no que toca a transferência de corpos de Angola para a Namibia disse que as constituições dos dois países definem procedimentos próprios e, em seu respeito, os sectores de relação directa com a exumação e translação de corpos de um país para outro estão em contacto, devendo obedecer às normas e regulamentos definidos.

Nenhum comentário: