quinta-feira, 11 de abril de 2013

Areias pesadas: Qualidade e capacidade de oferta referenciam Moçambique



12 abril 2013, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Moçambique  está a assumir-se uma potencia no mercado mundial de matérias primas de titânio, e em Maio próximo será dado um passo importante no sentido de confirmação desse facto que se vai traduzir pelo arranque das operações da fase de expansão do empreendimento de areias pesadas em Topuito, distrito de Moma, província de Nampula por parte do consorcio de capitais irlandeses a Kenmare, cuja produção vai passar dos actuais cerca de 150 toneladas de concentrado por hora para um volume global estimado em 230 toneladas em igual período.

De acordo com Délio Darsamo, director geral adjunto da Kenmare Moma Mining, o minério de Ilmenite vai continuar a constituir prioridade no que a extracção diz respeito, com uma quota de 70 por cento em relação a produção global seguido do zircão com 17 por cento e a restante percentagem para o rutilo.

Acrescentou que o arranque das actividades mineiras previstas no quadro da expansão do empreendimento de areias pesadas em Moma que absorveu um montante estimado em 300 milhões de dólares acontece numa altura em que o mercado internacional regista uma demanda cada vez crescente de matérias primas de titânio a qual é influenciada pela dinâmica das industrias de construção e de aeronáutica.

“Mas internamente temos objectivos claros que passam pela conquista de novos mercados fieis e consolidar aqueles que já conquistamos, nomeadamente na China e nos Estados Unidos da América entre outros”-  sublinhou Délio Darsamo que explicou ser fiel significa ser comprador permanente dos produtos fornecidos pela Kenmare independentemente do agravamento do seu custo por razoes conjunturais.

O informador realçou que a qualidade dos minérios nas jazidas de Topuito, no sul da província de Nampula, tornam a Kenmare um consorcio sem concorrentes neste momento, consorcio que aposta na conquista da referencia  de maior fornecedor no mercado mundial de matérias primas de titânio. Outros mercados concorrentes de matérias primas de titânio em África são a África do Sul, Senegal, Quénia, e Serra Leoa.
Noutro desenvolvimento Délio Darsamo revelou que a segunda fase do empreendimento de extracção de areias pesadas de Topuito que já tem a nova draga colocada na lagoa artificial na área de Namalope onde vai acontecer a actividade de extracção de minérios, exigiu o recrutamento de um total de 480 trabalhadores para o reforço da mão-de-obra necessária para garantir o funcionamento pleno do empreendimento. Actualmente a Kenmare conta com 1.280 trabalhadores afectos em diferentes áreas.

Alem da nova draga os trabalhos de expansão incluem a montagem por uma empresa contratada, de uma nova unidade de separação magnética molhada de alta intensidade e uma outra auxiliar para a produção de Ilmenite. Os trabalhos de montagem das referidas unidades estão na fase final e espera-se que o processo de comissionamento, sou seja de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial estejam projectados instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário vão arrancar do final do mês em curso.

De referir que as melhorias registadas no mercado imobiliário e na industria automóvel sobretudo nos Estado Unidos da América e à estabilização que se assiste na economia Chinesa, a Kenmare espera que o segundo trimestre possam surgir condições de oferta de melhores preços em relação as matérias primas de titânio tendência que se espera venha a manter-se até o final do ano em curso.

O balanço relativamente as exportações efectuadas pela Kenmare Moma Mining ao longo do ano passado indica para quantidades estimadas em 680.900 toneladas de produtos acabados o que favoreceu ao encaixe de uma receita estimada em 234,5 milhões de dólares norte americanos, contra 167,5 milhões de dólares arrecadados em 2011.

Transmissão de energia eléctrica vai ser melhorada
Com a segunda fase em plena actividade, exige-se que o empreendimento de areias pesadas de Moma esteja a ser alimentado com energia eléctrica fiável, pois, trata-se do aumento de unidades e equipamentos em necessidade constante de energia.  Segundo Délio Darsamo a Kenmare vai manter a capacidade actualmente instalada para fornecer o empreendimento através da linha exclusiva de transmissão que parte de Nampula com 110 kva d potencia.

Contudo adianta que a linha que está a servir o empreendimento que dirige tem estado a  registar flutuações constantes no processo de transmissão de corrente eléctrica e este facto que tem se traduzido na paralisação da actividade sobretudo no processo de extracção e separação em algum momento, com todos os prejuízos que tal fenómeno acarreta para as finanças do consorcio.

“Por isso estamos neste momento a trabalhar de forma constante com a empresa de electricidade de Moçambique no âmbito de um memorando rubricado, no sentido de colocarmos equipamentos de estabilização de tensão conhecidos por SVC, na subestação localizada no distrito de Alto Molócue, na vizinha Zambézia, que está a ser completamente reformada operação que vai concorrer para a melhoria substancial da energia eléctrica transmitida”- disse a fonte.

A Kenmare também está a instalar bancos de capacitores nas subestações de Alto Molócue e na capital provincial, Nampula. Estas medidas irão proporcionar uma melhor protecção da mina no que respeito a falhas de energia, que ocorrem em diferentes linhas de transmissão do sistema interligado nacional.

Além dessas medidas, a Kenmare está a instalar um sistema de estabilização de tensão na subestação de Topuito, o que reduzirá o efeito de picos ou quebras de energia através de outros dispositivos de protecção no sistema de transmissão da EDM.

Salientar que a Kenmare investiu um montante estimado em 14 milhões de dólares norte americanos para a construção de uma linha de transmissão de energia eléctrica de alta tensão partindo da subestação de Nampula até ao seu empreendimento de extracção de areias pesadas em Topuito.
A outra opção para a garantia do fornecimento de energia eléctrica de grande fiabilidade que o vasto equipamento do empreendimento da Kenmare em Moma exige para a garantia do seu normal funcionamento é aquela que passaria pela construção de uma segunda linha de transmissão com igual potencia em relação a actual. No entanto essa opção já foi colocada de parte pois, estudos desenvolvidos sobre a sua viabilidade referem que a mesma  acarretaria custos elevados para o empreendimento que está apostado na rentabilidade das suas operações.

Sangaje não está posta de lado
A Kenmare Moma Mining é detentor de uma licença de exploração de areias pesadas na localidade de Sangaje, distrito de Angoche, ainda na província de Nampula, onde fontes seguras da direcção geral daquele consórcio garantem que a qualidade o minério lá existente é de alto padrão que tem as condições para se projectar no mercado internacional de matérias-primas de titânio.

A nossa reportagem questionou ao director geral adjunto da Kenmare Moma Mining as razões que poderão estar por detrás do alegado atraso no arranque da exploração do potencial de areias pesadas em Sangaje ao que Délio Darsamo explicou que “não desistimos de Sangaje, pelo contrário estamos a preparar as condições necessárias para investir na exploração”- disse.

Darsamo salientou que apostar neste momento para a implantação da Kenmare em Sangaje, significa investir forte em infra-estruturas sobretudo ligadas ao escoamento do produto final. “Sangaje carece de condições em termos de infra-estruturas para garantir a evacuação do produto final, mas antes disso é carente em energia eléctrica de qualidade para que um empreendimento de vulto como é a mineração possa funcionar sem sobressaltos”- disse o entrevistado.

A potência de energia eléctrica que é transmitida através da linha que fornece actualmente ao distrito de Angoche é de muita fraca qualidade e impõe-se a construção de uma nova infra-estruturas dotada das condições necessárias e segundo o entrevistado isso significa um investimento alto que agora a Kenmare não está disposta a fazer atendendo outras prioridades.

Darsamo lembrou que o consórcio Kenmare tem obrigações com a sindicância de bancos que concedeu crédito no valor estimado em 900 milhões de dólares norte americanos até o momento para financiar a implantação do empreendimento que já vai na fase de expansão forçada para responder a demanda de rutilo, zircão e Ilmenite no mercado internacional.

A satisfação desse desafio passa pelo aumento da capacidade global de produção como agora foi feito com o aumento em cerca de cinquenta por cento do potencial de extracção em relação a capacidade inicialmente instalada. (Carlos Tembe)

Nenhum comentário: