quarta-feira, 17 de abril de 2013

Moçambique/Banco do Brasil poderá financiar construção da barragem Moamba Major



17 abril 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

As negociações para o financiamento das obras da Barragem de Moamba Major, considerada como sendo a futura fonte para o abastecimento de água à zona metropolitana de Maputo, estão bem encaminhadas, esperando-se para breve um acordo nesse sentido com o Banco do Brasil.

O empreendimento, avaliado em 500 milhões de dólares americanos, deverá, neste quadro, contar com o financiamento do Banco do Brasil e do Governo moçambicano, segundo reporta esta quarta-feira o jornal Notícias.

“Estão na fase final as negociações para o desembolso do financiamento para a obra. As  negociações estão a ter passos positivos e contamos que em 2014 ou 2015 estaremos em condições de pelo menos lançar a primeira pedra”, garantiu-nos a directora nacional de Águas, Susana Saranga Loforte, citada por aquele matutino.

De acordo com a fonte, o Banco do Brasil já disponibilizou fundos para a conclusão dos estudos de impacto ambiental e de um projecto executivo para a construção da Barragem de Moamba Major no montante de 8.5 milhões de dólares norte-americanos.
Com a construção da Barragem de Moamba Major pretende-se, essencialmente, melhorar a capacidade de abastecimento de água e de irrigação ao Grande Maputo.

A infra-estrutura será instalada na Bacia do Incomáti e espera-se que, com o aumento da capacidade de irrigação e disponibilização de água, seja possível desenvolver mais projectos de plantações comerciais nesta região do país, aumentando-se assim a produtividade e a disponibilidade de produtos agrícolas variados em Maputo e arredores.

De imediato, as autoridades estão a equacionar trazer água para o Grande Maputo a partir da Barragem de Corumana, projecto que carece da montagem das comportas do descarregador de superfície que não foram colocadas aquando da construção.

“Quando construímos a Barragem de Corumana, ficámos sem instalar as comportas e isto dificultou que usássemos cem por cento da capacidade desta infra-estrutura”, reconheceu Susana Loforte.

A Direcção Nacional de Águas concluiu já a preparação do projecto executivo, enquanto se conclui o estudo de impacto ambiental e as consultas às comunidades locais.

“O projecto executivo deve estar concluído em meados de 2014. Com todo o processo de ‘procurement’, selecção do empreiteiro no início de 2015, estaremos a iniciar a obra para instalar as comportas”, disse Susana Loforte.

Trata-se de uma infra-estrutura que, à semelhança da futura Barragem de Moamba Major, é considerada fulcral para garantir o abastecimento de água à cidade de Maputo e acomodar o desenvolvimento previsto para os próximos 20 a 30 anos.

A Barragem de Corumana é apontada como a alternativa imediata e viável para abastecer água à zona norte da capital do país, Marracuene, norte do município da Matola, parte de Boane, Pessene, Moamba-sede, Sabié e Tenga.

Os dois projectos constituem uma resposta ao crescimento da área metropolitana de Maputo, que faz com que já não se distingam os limites entre Maputo, Marracuene, Boane e Matola.

Nenhum comentário: