quinta-feira, 18 de abril de 2013

Angola/Secretária de Estado do Ensino Superior destaca plano do Executivo de formação de quadros



17 abril 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Huambo - A Secretaria de Estado do Ensino Superior para a Inovação (SEESI), Maria Augusta Martins, destacou hoje, na cidade do Huambo, o plano do Executivo angolano na formação de quadros, a ser implementado de 2013 a 2020.

A responsável falava no acto de abertura do I Simpósio da Associação do Ensino Superior de Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (ASSESCA-PLP), que decorre na Faculdade de Ciência Agrárias da província do Huambo.

Assegurou que no plano de formação de quadro superiores, a especialidade agrária também será privilegiada, a julgar pelo potencial agrícola do país e da sua importância no desenvolvimento da economia e das famílias.

“Sabemos que o nosso país, em particular a província do Huambo, é potência em agricultura e pecuária. Nada melhor do que este encontro, onde se encontra reunida toda massa cinzenta do ensino superior dos países de língua portuguesa, que vão reflectir sobre vários assuntos que possam contribuir na melhoria do sector agrícola nessas comunidades”, destacou.

Na sua intervenção, a secretária do Ensino Superior do Ensino Superior augurou uma maior interacção durante o encontro, para que se produzam conclusões importantes que possam ser aproveitadas para o aumento cada vez mais da qualidade do ensino superior, particularmente na área de ciências agrárias.

O encontro, que junta mais de 200 membros da Associação do Ensino Superior de Ciências Agrárias dos Países de Língua portuguesa (ASSESCA-PLP), a decorrer de 17 a 19 deste mês, está abordar os temas “O papel do miombo na mitigação da pobreza”, “Princípios problemas da agricultura familiar no mundo e sua incidência em Angola” e “Perspectivas camponesas sobre a evolução da agricultura”.

“Perspectivas do desenvolvimento da pecuária em Angola”, “Constrangimentos da produção pecuária em Angola”, “Importância da gestão florestal na segurança alimentar”, “Desafios da investigação agrária e mecanismo de acesso ao financiamento de projectos de investigação”, constam igualmente da agenda.

O Simpósio da ASSESCA-PLP, organizado pela Faculdade de Ciências Agrárias (FAC) da Universidade José Eduardo dos Santos e o Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul junta técnicos agronómicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste.

Nenhum comentário: