quinta-feira, 11 de abril de 2013

Brasil e Angola∕Brasileiros e angolanos acertam cooperação em Geologia e Minas



11 abril 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Brasília - O Brasil manifestou a disponibilidade de apoiar Angola no levantamento aerogeofísico e químico de todo o território nacional - anunciou hoje em Brasília, o ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiróz.

Segundo o ministro, o governo brasileiro manifestou igual disponibilidade na reactivação da Comissão Conjunta de Coordenação da cooperação entre o Ministério de Geologia e Minas de Angola e o Ministério Brasileiro das Minas e Energia.

Desde segunda-feira no Brasil, à frente de uma delegação do seu pelouro com vista a impulsionar as relações a nível da cooperação geológica e mineira, Francisco Queiróz declarou-se satisfeito com os resultados já alcançados com a sua visita.

O ministro está a visitar hoje projectos de minério de ferro,ouro e fosfato em Minas Gerais.

A delegação angolana e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Brasil assinaram, quarta-feira, uma acta que define os passos que conduzirão a assinatura de um memorando de cooperação para abarcar a assistência técnica brasileira e a formação de quadros angolanos.

A acta foi rubricada na presença do ministro Francisco Queirós, do embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, do director-geral-adjunto do Instituto Geológico de Angola, Seca Cassange, e do director-presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Brasil, Manoel Barreto.

O programa da delegação ministerial angolana ao Brasil incluiu, quarta-feira, uma apresentação feita pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais sobre o Sistema Nacional Brasileiro de Geologia e Minas e sobre o programa de mineração de Ouro que envolve a formalização do garimpo como forma do Estado Brasileiro enquadrar essa actividade na economia do país e preservar o meio ambiente de forma sustentável.

Francisco Queiróz, que termina sexta-feira a sua visita oficial ao Brasil, já manteve um encontro com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, a quem dirigiu um convite para visitar Angola, e com o secretário de Estado de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira.

Com este, abordou a concretização das intenções das duas partes de incremento das relações institucionais e da realização de investimentos de empresas brasileiras no sector mineiro angolano.

A delegação angolana integra também o presidente do Conselho de Administração da Ferrangol, Diamantino Azevedo, além de altos funcionários do Gabinete do Ministro da Geologia e Minas.

Nenhum comentário: