sexta-feira, 5 de abril de 2013

Angola é o terceiro maior produtor de diamantes de África



5 abril 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

Angola é o terceiro maior produtor de diamantes de África em quantidade e em valor, afirmou o secretário executivo da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (APAPD), Edgar Diogo de Carvalho.

Com uma produção de 8 milhões de quilates, Angola é apenas ultrapassado pelo Botsuana, o maior produtor mundial com cerca de 38 milhões de quilates, e pela República Democrática do Congo, com 30 milhões de quilates.

No entanto, em termos de valor, embora mantenha o terceiro lugar, Angola é superado pelo Botsuana e pela África do Sul.

De acordo com o semanário Expansão, Diogo de Carvalho disse que a aparente contradição deriva do facto de os diamantes extraídos na República Democrática do Congo proporcionarem um rendimento inferior ao obtido por Angola.

Em termos comparativos, segundo referiu Edgar de Carvalho, Angola obtém 1000 milhões de dólares com 8 milhões de quilates, ao passo que a República Democrática do Congo, com uma produção de 30 milhões de quilates, factura aproximadamente 960 milhões de dólares, menos 40 milhões do que Angola.”

O secretário executivo da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes salientou que o negócio em Angola inclui a venda de diamantes em jóia, produto que tem um maior valor acrescentado. (macauhub)

Nenhum comentário: