sexta-feira, 5 de abril de 2013

Brasil/PEC 37 é prejuizo para o trabalhador



5 abril 2013, JusBrasil http://www.jusbrasil.com.br (Brasil) 

Extraído de: Ministério Público do Trabalho  

Em reunião do CNPG, procurador-geral do Trabalho destaca atuações do MPT que não teriam obtido êxito, sem o poder de investigação

Natal -Trabalhadores libertados da situação de trabalho escravo e crianças resgatadas do trabalho infantil são resultados de investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país. Para o procurador-geral do MPT, Luís Camargo, "se a PEC 37 já tivesse sido promulgada, isso não seria possível." Em reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) realizada em Natal, ele destacou a importância do poder de investigação do MPT para elucidar casos como o dos trabalhadores do McDonald's, submetidos à jornada móvel variável, e a apuração dos danos causados pela empresa Shell/Basf à saúde de mais de mil pessoas. O corregedor do MPT que já exerceu o mandato de PGT por dois biênios, Jeferson Luiz Pereira Coelho, também estava na reunião. 

A explicação do procurador-geral do Trabalho sensibilizou o líder do PT na Câmara, deputado federal José Nobre Guimarães (CE), que participou da reunião do CNPG e declarou ser contrário à PEC 37, da forma como está. Para o deputado federal, o caminho que o Ministério Público deve seguir é do diálogo com o Congresso Nacional. "É necessário que argumentos como esse sejam levados aos congressistas, para esclarecer o papel do MP, que tem a missão de ser fiscal da lei e defender o estado democrático de direito. Eu vi aqui muitos argumentos importantes que podem impedir que a PEC 37 seja aprovada do jeito como está", ressaltou o deputado, convidado pelo CNPG para debater o assunto.

Os demais integrantes do CNPG que participaram do evento também argumentaram contra à PEC 37, apontando os riscos que a sociedade corre ao delegar exclusivamente à polícia o poder de investigação, retirando do Ministério Público essa possibilidade. As manifestações foram unânimes ao afirmar que quanto mais órgãos investigando, melhor para a sociedade.

O deputado José Guimarães ainda alertou o Ministério Público sobre a importância de estabelecer um diálogo permanente com o Congresso Nacional. O presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do MP na Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, concordou com a afirmação, destacando que a primeira providência para uma maior aproximação com o Congresso foi inserir em todas as reuniões ordinárias uma pauta política, além dos assuntos internos. O líder do PT na Câmara assumiu o compromisso de colocar-se ao lado do MP para auxiliar a construir um entendimento a respeito dos riscos da PEC 37, junto aos congressistas.

Brasil contra a Impunidade -Tramita no Congresso Nacional a PEC 37, proposta que quer modificar a Constituição Federal para retirar o poder de investigação do Ministério Público e de outras instituições. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e impedir a aprovação da proposta, de 8 a 12 de abril, o MP realiza a mobilização articulada "Brasil Contra a Impunidade - Não à PEC 37", em diversas cidades brasileiras. Nesse período serão realizados atos públicos em desfavor da PEC da Impunidade, como o que será realizado no dia 12 de abril, em Natal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, às 9 horas. Para saber mais sobre a campanha, acesse o twitter @NãoPEC37 ou pelo facebook "Brasil Contra a Impunidade." Confira, abaixo, o vídeo da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=MW5sJR-vU1U

Informações:
MPT no Rio Grande do Norte
prt21.ascom@mpt.gov.br
(84) 4006-2893

Nenhum comentário: