quinta-feira, 25 de abril de 2013

CPLP/Moçambique: Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP assinam hoje Declaração de Maputo



25 abril 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Maputo - Os ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinam hoje na capital moçambicana a Declaração de Maputo, em matéria de Trabalho e Assuntos Sociais, anunciou a Lusa.

A assinatura do documento culmina a XII reunião ministerial que decorre na capital moçambicana sob o tema "Os desafios na protecção social para alcançar a segurança alimentar e nutricional.

Nele, os ministros da CPLP adotam um modelo de reuniões anuais a realizar rotativamente em cada um dos países da comunidade e juntam uma série de organismos já existentes que trabalham sobre o sector.


Portugal ficará encarregado de promover junto de várias instâncias internacionais a realização de um estudo sobre o impacto da economia informal na redução do desemprego e da pobreza nos países lusófonos.

Neste encontro, no qual participa o ministro portugues da segurança e Solidariedade Social, Pedro Mota Soares, decorrerá a cerimónia de passagem de testemunho da presidência de Angola para Moçambique, para os próximos dois anos. 

----------------------


CPLP/Moçambique: Angola transmite experiência no combate à fome e pobreza
25 abril 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Maputo (Do enviado especial) - Angola transmite aos demais Estados membros da CPLP, hoje, em Maputo, durante a XII Reunião dos ministros de Trabalho e Assuntos sociais da comunidade, a sua experiência, depois da conquista da paz, no âmbito do trabalho infantil e de combate à fome e à pobreza em curso no país, segundo o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.

Em entrevista exclusiva à Angop, quinta-feira à noite, no Aeroporto de Maputo, pouco depois da sua chegada, o governante enfatizou que tudo isso visa com que haja cada vez mais produtividade e os países da CPLP continuem a crescer em irmandade, porquanto a erradicação do trabalho infantil é um trabalho complexo que exige perspicácia.
"As nossas cidades são quase cidades em conflitos, particularmente Angola e Moçambique. Outros países encontram-se ainda em situação dificil, particularmente os da CPLP", ressaltou o governate angolano, para quem há todo um esforço no sentido de se fazer com que a criança esteja na escola e no centro de formação profissional.

O ministro Pitra Neto considera ser estas as experiências que particularmente Angola tem tido nos últimos anos e têm podido trazer benefícios graduais para todos os cidadãos.

Realçou ser verdade que os esforços devem continuar, porque a "marcha ainda é muito longa e para frente", mas reconhece que o que se fez ao longo dos dez anos, não só é encorajador como também é meritório e de algum realce.

Quanto a sua expectativa na reunião que hoje acontce em Maputo, considera ser uma boa e acredita que vai ser bastante frutuoso para todos os os países membros dessa comunidade.

"Sabe que cad um dos nossos países empreende reformas de trabalho num quadro de crescimento, no âmbito do investimento nacional e não nacional que as nossas económias precisam e ao mesmo tempo um esforço para dignificar,cada vez mais, os trabalhadores nacionais", pontualizou.

A XII Reunião dos Ministros de Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP realiza-se sob tema central "Os Desafios na Protecção Socail para Alcançar a Segurança alimentar".

Integram a CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e a Guiné Bissau, que não se faz representar no fórum.

Nenhum comentário: