sexta-feira, 5 de abril de 2013

Malawi vai ter ligação eléctrica a Moçambique



5 abril 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

O Malawi vai dispor de uma interligação eléctrica a Moçambique, nos termos de um acordo assinado pelos dois países em Lilongué, a capital do vizinho Malawi, cuja execução irá custar mais de 90 milhões de dólares, de acordo com a imprensa moçambicana.

Financiado pelo Banco Mundial, pela Suécia e por outros parceiros internacionais, o projecto visa a construção de uma linha de transporte de energia eléctrica que, segundo o ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete, não só vai permitir fornecer energia de Cahora Bassa ao Malawi como igualmente a regiões do norte de Moçambique.

“Trata-se de uma infra-estrutura que vai permitir que o Malawi fique interligado ao sistema de energia da África Austral, possibilitando que no futuro possa exportar ou importar energia de qualquer dos países da zona da SADC”, frisou Namburete.

O ministro adiantou que o custo deste projecto terá de ser reavaliado, uma vez que a verba de 90 milhões de dólares agora anunciada foi calculada quando a execução esteve prevista para ter lugar em 2008.

O Malawi enfrenta graves problemas de abastecimento de energia eléctrica, estando actualmente a consumir pouco menos de metade daquilo que são as suas reais necessidades, calculadas em cerca de 400 megawatts. (macauhub)

Nenhum comentário: