segunda-feira, 8 de abril de 2013

Angola/Ambrósio de Lemos no Fórum de Ministros do Interior da CPL



8 abril 2015, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Maputo - O comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, participa até 12 deste mês, em Maputo, no Fórum de Ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP.

O fórum aberto hoje pelo ministro do Interior de Moçambique, Alberto Mondlane, tem como lema “Partilhando Políticas e Estratégias Rumo a uma Comunidade de Estados mais Seguro e Próspero” e vai, entre outros assuntos, avaliar o estado de implementação das conclusões saídas do último fórum de Luanda.

O certame em que participam delegações dos ministérios do Interior e dos comandos gerais da polícia de todos os países da CPLP está hoje, de acordo com os pontos constantes da agenda de trabalhos, a seminariar os presentes sobre matérias ligadas a políticas de segurança pública no espaço da CPLP, lições e desafios.

Para os dias 9 e 10 estão reservadas reuniões sectoriais, enquanto no dia 11 haverá plenárias de peritos e, a 12 deste mês, reunião de ministros.

O ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga, é aguardo hoje, em Maputo, para se juntar à delegação do Comando Geral da Polícia Nacional e altos funcionários do seu ministério que se encontram nessa cidade, para participar da reunião de ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, na sexta-feira. 

Este órgão da CPLP tem como propósito o incremento da cooperação nos domínios da segurança e ordem pública, protecção civil e bombeiros, migração e fronteiras, serviços prisionais e correccionais, assim como a protecção da natureza e do meio ambiente, por parte de todos os estados membros.      

São membros da CPLP, Angola, Brasil, Cabo verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Nenhum comentário: