sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Brasil/Jogos indígenas representam oportunidade para tribos resgatarem raízes

Foto: Apresentação de dança da etnia Pataxó, na nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Isabela Vieira, enviada especial/Agência Brasil

Olinda (PE), 29 novembro 2007 - Além da competição esportiva, os Jogos dos Povos Indígenas, cuja edição atual está sendo realizada em Olinda (PE), representa uma oportunidade de resgate das raízes culturais. A avaliação é do dirigente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena.
"Não se trata apenas de competições de índio contra índio. Por reunir várias etnias [44 nesta edição], os Jogos são uma possibilidade de os povos observarem como os outros mantêm a cultura tradicional e buscarem fazer o mesmo", explica Terena. "Muitos voltam para as aldeias com vontade de recuperar festas, cantos e os próprios esportes."
Entre os índios que perderam costumes e tradições, está o povo Pataxó. Eles vivem em 25 aldeias na Bahia, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Com a ajuda de antropólogos e lingüistas, encontros entre as aldeias buscam resgatar a tradição.
"Nas festas das aldeias vão os velhos, os professores, pesquisadores da pintura, de músicas antigas e dos rituais", diz o jovem líder Raoni Pataxó. "Tentamos recuperar o que foi perdido há muito tempo", disse Raoni, ao citar como exemplo o idioma Patxohãe, que tem influência línguas de outros povos como os Maxacali.
Segundo ele, seu povo perdeu a identidade com a colonização – quando foram dizimados por doenças e proibidos de falar a língua nativa e de praticar rituais. O processo, segundo ele, mantém-se nos dias atuais por causa de mortes decorrentes de conflitos pela posse da terra, que não é demarcada. "Isso tudo representa uma perda muito grande", avalia Raoni.
Na antropologia, a recuperação da cultura, processo pelo qual passa o povo Pataxó, é chamada de ressurgimento. Nesta fase, eles buscam definir a identidade, com base em elementos históricos próprios e da imagem do índio na sociedade e em outras culturas indígenas.
"Com a miscigenação e toda a violência que sofreram, os índios do Nordeste precisam dialogar com as outras sociedades indígenas para serem aceitos dentro do cenário nacional", explica o antropólogo Thiago Garcia, da Coordenação de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, que acompanha iniciativas como a dos Pataxó.
O intercâmbio com outras culturas indígenas, no entanto, às vezes pode provocar incômodos. Alguns povos indígenas consideram que alguns rituais são "apropriações" de outras culturas. "O Xingu mostrava a cultura bonita para os parentes e imitavam nossa pintura", diz o velho Jakalo, líder do povo Kuikuro. "Hoje eles estão voltando a ter a cultura deles. Então fica tudo bem."

Nenhum comentário: