segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Brasil e Portugal/Câmaras de comércio querem ser agentes da diplomacia económica portuguesa

Fortaleza (Brasil), 5 novembro 2007 - As câmaras portuguesas de comércio no Brasil querem ter um papel activo na diplomacia económica de Portugal, desejo que será manifestado ao Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, disse hoje um responsável.
Rômulo Alexandre Soares, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Estado do Ceará, disse que o encontro com o Presidente português, no próximo dia 15, está inserido na programação de uma missão empresarial brasileira que visitará Portugal.
"As câmaras portuguesas estão presentes em várias regiões do Brasil, por isso têm uma capilaridade que pode ser utilizada na promoção dos interesses económicos de Portugal", salientou.
"Temos acesso às autoridades locais, conhecemos a legislação brasileira e a realidade do mercado, o que faz com que possamos exercer essa diplomacia de uma forma muito eficiente", sublinhou.
Alexandre Soares avançou que um decreto português de 2001 já confere às câmaras portuguesas tal função, "mas que é preciso fazer com que essa legislação saia do papel".
O responsável realçou igualmente que as câmaras podem contribuir de várias formas, desde a divulgação do turismo em Portugal até em actividades de "inteligência económica", como um estudo que será divulgado durante a missão empresarial.
Realizado com o apoio das câmaras, o estudo identificou 120 produtos fabricados por empresas portuguesas, com grande competitividade internacional, e que podem ser exportados para o mercado brasileiro.
Alexandre Soares sublinhou ainda que, no caso do Brasil, as câmaras estão presentes em dez estados em Brasília, de todas as diferentes regiões do país.
O II Encontro de Negócios Brasil-Portugal 2007, com mais de 80 representantes de empresas e instituições, decorrerá entre os dias 11 e 18 de Novembro, com visitas e rondas de negócios em Lisboa, Viana do Castelo e Porto.
Os participantes da missão empresarial representam 10 Estados brasileiros e Brasília, com actuação em diversos sectores da economia, como biotecnologia, comunicação, imobiliário, comércio, jóias, metalúrgico, mecânico e tecnologia da informação.
O II Encontro de Negócios Brasil-Portugal 2007 está a ser realizado pelo Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira em Portugal. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: