quarta-feira, 6 de junho de 2007

Moçambique / SADC vai avaliar crise no Zimbábwe

Maputo -- A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, da sigla em inglês) produzirá este mês um relatório sobre a crise política e económica no Zimbábwe, cujos resultados serão entregues "às autoridades relevantes", disse segunda-feira o secretário-executivo da comunidade, o moçambicano Tomaz Salomão."
Até final de Junho, vamos concluir um relatório para entregarmos às autoridades relevantes", afirmou o moçambicano Salomão.

A SADC é uma organização de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental. O secretário-executivo da SADC chefia uma delegação que se deslocou à capital zimbabweana, Harare, para avaliar os problemas sócio-econômicos daquele país, caracterizados por uma violência generalizada contra a oposição e uma inflação de 3.000%.
"Estamos aqui para prosseguir o que já começamos, quer dizer, fazer a nossa avaliação e pesquisa e produzir recomendações que serão entregues à autoridade relevante", disse Salomão.

Em Março, o secretariado da SADC foi incumbido de estudar e definir de que formas a organização poderá ajudar na recuperação económica do país.

Numa sessão extraordinária sobre o Zimbábwe, realizada na Tanzânia, os líderes da SADC apelaram aos países ocidentais para suspender as sanções económicas impostas contra o presidente Robert Mugabe, que governa o país desde a sua independência, em 1980.
A SADC também indicou o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, para mediar a crise entre o governo e a oposição zimbabweana.

Além da crise política, o Zimbábwe enfrenta uma grave crise económica e social que começou com a polémica reforma agrária em 2000, que levou ao confisco da terra aos fazendeiros brancos para serem entregues aos negros veteranos da guerra da independência. (AngolaPress / 05 Junho 2007)

Nenhum comentário: