quinta-feira, 7 de junho de 2007

DIREITOS HUMANOS

Africa / Sudão: Amnistia divulga imagens de satélite de Darfur

Nova Iorque -- A Amnistia Internacional começou quarta-feira a divulgar na Internet imagens obtidas via satélite de povoados em Darfur, região do Sudão devastada por conflitos, numa tentativa de pressionar o país a autorizar a entrada de tropas de paz da Organização das Nações Unidas na região.

O grupo de defesa dos direitos humanos convidou pessoas de todo o mundo a visitar o site www.eyesondarfur.org, que será actualizado regularmente com novas fotos, e a ajudá-lo a monitorar 12 vilarejos vulneráveis e avisar Cartum de que essas áreas estão a ser observadas de perto para encontrar sinais de mais violência.

O site também traz imagens de arquivo que incluem algumas do povoado de Donkey Dereis, mostrado em 2004 com centenas de choupanas mas que, dois anos mais tarde, tinha 1.171 casas a menos e a sua paisagem recoberta de vegetação.

Mais de 200 mil pessoas já morreram e 2 milhões foram expulsas de suas casas desde 2003, quando começou o conflito no oeste do Sudão entre rebeldes de etnia africana e o governo, respaldado por milicias árabes djanjaweeds. Cartum diz que 9.000 pessoas morreram e rejeita as acusações de genocídio.

No ano passado o Conselho de Segurança da ONU adoptou uma resolução para o envio de uma força "híbrida" de 23 mil homens da ONU e da União Africana.

Mas o presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, considerou o contingente grande demais e concordou com o envio apenas de 3.000 policiais e militares da ONU para ajudar a força da União Africana, composta de cerca de 7.000 homens.

Mas o plano final para a força híbrida ainda não chegou a Cartum, devido a divergências entre a União Africana e a ONU em torno do controlo da operação.

A Amnistia disse que as imagens de satélite podem mostrar até objectos de apenas 60 centímetros de largura, possibilitando mostrar as choupanas destruídas, aglomerações de soldados ou refugiados em fuga.

"Esperamos que o governo sudanês proteja estes povoados e todos os outros em Darfur", disse Ariela Blatter, diretora do Centro de Prevenção e Resposta a Crises da Amnistia nos EUA, que levou ao desenvolvimento do projecto Eyes on Darfur. "Esperamos que esses povoados estejam intactos hoje, amanhã e até o futuro distante." (AngolaPress / 07 Junho 2007)

Nenhum comentário: